A Noruega segue sendo uma referência global no uso de carros elétricos, consolidando sua posição como um dos países mais avançados nesse processo de transição. Em julho de 2024, o país registrou a venda de apenas 45 veículos com motor a combustão interna, representando uma minoria no cenário de vendas automotivas. Este dado é parte de uma tendência crescente: 91,9% dos novos carros vendidos no mesmo mês eram elétricos.
O país tem se destacado por sua política de incentivo à mobilidade elétrica e por suas metas ambiciosas de sustentabilidade. Os números revelados pela Federação Norueguesa de Estradas (OFV) indicam que o avanço da eletrificação no setor automotivo norueguês continua a acelerar. Em comparação com o ano anterior, quando 81,7% dos veículos vendidos eram elétricos, o crescimento no mercado de carros movidos a bateria foi expressivo.
Entre os poucos modelos com motor a combustão vendidos, destacam-se o Suzuki Swift, com dez unidades registradas, seguido pelo Porsche 911 e pelo Mazda MX-5. Além disso, foram vendidas duas ambulâncias baseadas no Volvo XC90. No entanto, a venda desses modelos é cada vez mais rara, à medida que o mercado norueguês de automóveis continua a priorizar veículos sustentáveis.
Os híbridos e híbridos plug-in, que outrora representavam uma fatia significativa das vendas, tiveram uma participação de apenas 4,8% em julho de 2024, um número inferior aos 14% registrados no ano anterior. Essa queda é resultado da abolição de benefícios fiscais para esses veículos no início do ano, o que reduziu o interesse por modelos que não são totalmente elétricos.
Mesmo com o crescimento acelerado dos veículos elétricos, os carros a gasolina ainda representam uma parte considerável do parque automotivo do país, detendo uma participação de 26,9%. Entretanto, com a crescente aceitação dos elétricos, analistas preveem que nos próximos três a quatro anos, os veículos elétricos devem ultrapassar os carros a combustão em número total nas ruas norueguesas.
O cenário de transição para veículos elétricos, porém, não está livre de desafios. O governo norueguês, que anteriormente oferecia isenções fiscais e incentivos para promover a compra de carros elétricos, implementou novas regras em 2023, retirando a isenção de IVA para veículos elétricos que custam mais de 500.000 coroas norueguesas (cerca de 42.450 euros). Ainda assim, a adesão aos veículos elétricos permanece alta, o que reforça o compromisso da Noruega em liderar a mudança para uma frota automotiva sustentável.
Essa transformação não ocorre de forma isolada. A Noruega tem sido um exemplo a ser seguido por outros países que buscam reduzir suas emissões de carbono e diminuir a dependência de combustíveis fósseis. A meta de tornar todos os veículos novos vendidos no país 100% elétricos até 2025 parece cada vez mais alcançável, dado o ritmo acelerado de adoção.
Com a política governamental voltada para a sustentabilidade e a crescente aceitação de veículos elétricos pelos consumidores, a Noruega continua a trilhar um caminho que poucos países conseguiram seguir até o momento. A experiência norueguesa serve como um indicativo de que a transição para uma frota automotiva totalmente elétrica é viável e, em breve, pode se tornar a norma em diversas regiões do mundo.
Fonte: PplWare e Volkswagen.