A predominância chinesa nos carros brasileiros está cada vez mais nítida. Caoa Chery e Jac Motors se reinventando, peças chinesas para carros como o Ônix e outros veículos já são comercializadas em grande quantidade.
Uma invasão chinesa no mercado brasileiro já foi muito esperada, porém, até hoje não aconteceu.
Em 2007, os carros chineses começaram a chegar com preços muito convidativos e esperava se que fizessem o mesmo sucesso, ganhando mercado, como os japoneses e coreanos, por volta de 1990.
Mas, as coisas não transcorreram conforme era esperado. Na época, o investimento foi pesado incluindo a contratação do apresentador Faustão como garoto propaganda da Jac Motors, uma fábrica em Jacarei (SP)da Chery foi construída e ainda assim, não obtiveram sucesso pois a marca chinesa continuou com o estigma de produzir carros com qualidade inferior.
Esperava se o uma derrocada final da marca nos últimos anos, porém, isso não aconteceu. Os chineses ainda tem esperança de uma chance no mercado brasileiro. As marcas chinesas apostam no Brasil por acharem que o mercado tinha tendências de crescimentos só que foram surpreendidos pela crise fazendo com que muitas empresas desistissem.
Atualmente, nota se um ensaio de reinício das empresas da China, ainda com interesse no mercado brasileiro.
A principal representante do mercado chinês atualmente é a Chery, atualmente Chery, adquirido pelo grupo Caoa que já foi o responsável por trazer a coreana Hyundai para o Brasil. Espera se o mesmo sucesso que foi obtido com a marca coreana, lembrando que desde 2009 a Chery já operava no Brasil como importadora.
Até então, os modelos chineses eram citados apenas por terem preços inferiores, mas, atualmente, isso começa a demonstrar uma mudança onde as marcas chinesas começam a produzir carros com bastante qualidade.
A Chery tem, atualmente, 5 carros no país sendo que 4 foram lançados desde a fusão com a Caoa. A principal aposta é o grupo das SUVs Tiggo, que já tem o Tiggo 2, lançamento o primeiro que foi lançado com a CAOA em março de 2017, assim como o Tiggo SX e o Tiggo 7.
No mercado brasileiro, a Chery é a que mais vende, porém tem aproximadamente 0,35% do mercado, o grande entrave que as marcas chinesas ainda encontram no Brasil é o fato do comprador julgar como carros de baixa qualidade e com falta de prestígio, o que leva na hora da compra às outras opções.
Quando a Caoa Hyundai trouxe o Azera para o Brasil; sobre trabalhar a marca para o sedan emplacar. Equipado com motor 3.3 v6, tornou se sonho de consumo de muitos brasileiros. Outra aposta que deu certo foi o investimento em modelos SUVs, que tornaram se um símbolo de estátua para as famílias de classe média e alta, tendo o Tucson foi o grande representante dessa fase.
Entre os 40 modelos mais vendidos no último ano, 3 são chineses: Chery Tiggo, Jac T40 e o Lifan X60.
A parceria com o grupo CAOA já surtiu efeito pois no último ano, as vendas saltaram de 4 mil para 10 mil unidades vendidas.
O caso da Jac é um pouco mais complexo pois, não tem fábrica no Brasil e com a alta do dólar, a importação ficou muito prejudicada. Agora, a Jac aguarda a chegada do primeiro SUV elétrico do Brasil, o JAC iEV 40.
Melhorar o pós-venda é uma das alternativas para a tentativa de ganhar o mercado brasileiro, onde os consumidores têm uma relação passional com seus carros. O marketing para essas marcas também trabalha para que os consumidores realmente conheçam os carros chineses, modificando assim animarem de baixa qualidade que costumam ter.
Além de tudo isso, o mercado de revenda ainda é muito ruim por aqui, o que assista muito mais os consumidores.
Muitas marcas como Ford, GM, Volvo, utilizam peças chinesas podendo assim usufruir de toda tecnologia e expertise desse país.
Torna se quase impossível dizer que há um carro que não tenha nada da China. Seja nas peças, nas parcerias, nas importadoras, a China está sempre presente no mercado automotivo brasileiro de forma direta ou indireta.