Você já pode comprar a nova Porsche Cayenne GTS np Brasil; confira preço e desempenho

As primeiras unidades do Cayenne GTS são esperadas para serem entregues no segundo semestre de 2024. Este modelo se junta a uma família diversa de SUVs e coupés da Porsche. O Cayenne GTS combina a robustez de um SUV com as características de um carro esportivo, estando apto tanto para o asfalto quanto para terrenos mais desafiadores.
Publicado em Porsche dia 15/05/2024 por Alan Corrêa

O Porsche Cayenne GTS agora está disponível para encomendas em todos os Porsche Centers do Brasil, com início em 15 de maio de 2024. O modelo é oferecido em duas versões: Cayenne GTS e Cayenne GTS Coupé. Este lançamento marca a expansão da linha Cayenne, que já inclui uma variedade de modelos SUVs e coupés híbridos e não híbridos.

Com previsão de entrega para o segundo semestre de 2024, o Cayenne GTS promete continuar a tradição da Porsche de oferecer veículos que combinam capacidades de condução em diferentes terrenos com características de carros esportivos. Este modelo é uma resposta às exigências de consumidores que procuram um veículo robusto mas que não abre mão de performance.

A inclusão dessas novas versões amplia a gama de opções do Cayenne, composta por modelos como Cayenne E-Hybrid, Cayenne S, Cayenne Turbo e versões equivalentes no design coupé, além do Cayenne Turbo GT.

Tecnologia e Desempenho

O Porsche Cayenne GTS pode ser encomendado nos Porsche Centers do Brasil. O modelo está disponível em duas versões: Cayenne GTS e Cayenne GTS Coupé.
O Porsche Cayenne GTS pode ser encomendado nos Porsche Centers do Brasil. O modelo está disponível em duas versões: Cayenne GTS e Cayenne GTS Coupé.

O Cayenne GTS é equipado com um motor V8 biturbo de 4.0 litros, que foi completamente revisado para oferecer mais potência e eficiência. Com uma produção de 500 cv, este motor representa um aumento de 40 cv em relação ao modelo anterior. O torque máximo agora é de 660 Nm, proporcionando uma melhoria de 40 Nm em relação à geração passada.

O veículo incorpora uma transmissão Tiptronic S de oito velocidades, que foi ajustada para oferecer tempos de resposta e mudança mais rápidos, especialmente nos modos Sport e Sport Plus. Esta transmissão colabora para que o Cayenne GTS acelere de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e alcance uma velocidade máxima de 275 km/h.

O modelo também possui uma caixa de transferência para o sistema de tração nas quatro rodas Porsche Traction Management (PTM) com um circuito de resfriamento de água independente, adotado do modelo Turbo GT de alta performance. Essa inovação ajuda a manter a temperatura ideal de operação do sistema, aumentando a robustez do conjunto.

Chassi e Tecnologia de Suspensão

O interior inclui um volante esportivo GT aquecido, e coberturas em Race-Tex, abrangendo o forro do teto e os painéis das portas. Bancos esportivos com reforços elevados oferecem mais suporte em curvas.
O interior inclui um volante esportivo GT aquecido, e coberturas em Race-Tex, abrangendo o forro do teto e os painéis das portas. Bancos esportivos com reforços elevados oferecem mais suporte em curvas.

A configuração do chassi do Cayenne GTS é uma das suas características mais distintas. Ele possui uma suspensão a ar adaptativa, que inclui o Porsche Active Suspension Management (PASM) e o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Essas tecnologias ajustam a suspensão de forma dinâmica, melhorando a estabilidade e a agilidade do veículo.

O ajuste do chassi também envolve a redução da altura da carroceria em 10 milímetros em comparação com outros modelos Cayenne, o que contribui para um perfil de condução mais esportivo e dinâmico. A tecnologia de amortecedor de duas válvulas proporciona uma resposta rápida, enquanto a suspensão a ar de dois compartimentos oferece uma taxa de mola altamente dinâmica, sem comprometer o conforto do motorista.

Além disso, os rolamentos de pivô do eixo dianteiro dos modelos Cayenne GTS são derivados do Cayenne Turbo GT. Estes aumentam o câmber negativo das rodas em 0,58 grau, melhorando significativamente a agilidade em curvas e a dinâmica geral de manuseio do veículo.

Design e Equipamentos Exclusivos

O novo Cayenne GTS acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, com uma velocidade máxima de 275 km/h. A caixa de transferência tem um circuito de resfriamento de água independente.
O novo Cayenne GTS acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, com uma velocidade máxima de 275 km/h. A caixa de transferência tem um circuito de resfriamento de água independente.

Os modelos Cayenne GTS são facilmente reconhecíveis devido ao seu design exclusivo. Eles apresentam a inscrição ‘GTS’ em preto nas laterais e na traseira, além de um design dianteiro especial com entradas de ar maiores, faróis e lanternas traseiras com tonalidade escura, e pinças de freio vermelhas. Esses elementos reforçam o perfil esportivo do veículo.

Acessórios como saias laterais, inserções frontais, acabamentos das janelas laterais e extensões dos arcos das rodas, que fazem parte do pacote Sport Design, são agora fabricados em preto brilhante. As ponteiras do sistema de escape esportivo, anteriormente pretas, agora têm um tom de bronze escuro. As rodas de 21 polegadas com design RS Spyder também são finalizadas em cinza antracite, adicionando um toque distinto ao veículo.

No interior, o Cayenne GTS apresenta um volante esportivo GT aquecido como item de série. O material Race-Tex de alta qualidade cobre o forro do teto, apoios de braço, painéis das portas e os painéis centrais dos bancos esportivos ajustáveis. Os reforços laterais dos bancos foram elevados para oferecer mais suporte lateral em curvas. Além disso, dois pacotes internos específicos do GTS em Vermelho Carmine ou Cinza Slate Neo estão disponíveis para um visual mais personalizado.

Preço aproximado

O motor V8 biturbo de 4.0 litros do Cayenne GTS foi extensivamente revisado, gerando 500 cv de potência e 660 Nm de torque, um aumento de 40 cv e 40 Nm, respectivamente.
O motor V8 biturbo de 4.0 litros do Cayenne GTS foi extensivamente revisado, gerando 500 cv de potência e 660 Nm de torque, um aumento de 40 cv e 40 Nm, respectivamente.

O Porsche Cayenne GTS é oferecido em duas versões no mercado brasileiro, ambas disponíveis para encomenda a partir de 15 de maio de 2024. A versão padrão do Cayenne GTS está disponível por aproximadamente R$ 930.000, enquanto a versão Cayenne GTS Coupé é um pouco mais cara, custando cerca de R$ 960.000. Esses preços refletem o posicionamento de luxo e as capacidades avançadas de desempenho que a linha GTS promete aos seus proprietários.

*Com informações da Porsche.