O Volkswagen Futura foi um carro conceito que a marca alemã apresentou no Salão do Automóvel em 1990. Diversos equipamentos desse modelo eram tão revolucionários para a época que, ainda hoje, são considerados elementos de grande tecnologia em modelos caros.
Freio de estacionamento elétrico, sensor de distância do veículo à frente, direção elétrica, painel digital e até mesmo o famoso Park Assist eram itens que equipavam o Volkswagen Futura.
Nos filmes de ficção científica ou de uma realidade futura muitas vezes vemos veículos que ultrapassam completamente as possibilidades atuais de construção ou mesmo de capacitação dos motoristas em conduzi-los. Um exemplo clássico é o carro voador.
De maneira similar, o Volkswagen Futura exerceu esse papel em sua época. O modelo foi apresentado pelo Salão do Automóvel de São Paulo, em 1990. O Futura, como o próprio nome o revela, estava equipado com diversos itens que demorariam décadas para aparecer nos veículos acessíveis ao grande público.
Freio de estacionamento elétrico, sensor de distância do carro à frente, direção elétrica, freios ABS com EBD, painel digital, carregador de celular, Park Assist, cadeira infantil embutida no banco traseiro, viva-voz para fazer e receber chamadas e motor com injeção direta.
Se o carro que você tem na garagem possui esses equipamentos, você tem um Volkswagen Futura, muito embora ele possa ter outro nome e ser de outra marca. Sim, o conceito da montadora alemã, já em 1990, contava com tudo isso. Incrível!
Contudo, o Volkswagen Futura era mais do que apenas um carro conceito. Na verdade, ele era um laboratório sobre rodas, no qual a Volkswagen reuniu diversas tecnologias novas da época para aprimorá-las e colocá-las no mercado.
Um dos aspectos que mais merece destaque é no que toca aos celulares. Já era difícil alguém ter um aparelho que fazia chamada sem fio na época, ainda mais que não existia a internet de forma acessível como vemos hoje. Mas descobrir um sistema pelo qual o celular pode se conectar com o carro é ainda mais impressionante.
Num panfleto antigo sobre o Futura, encontrado no acervo do Museu da Imprensa Automotiva (Miau), a montadora alemã dizia: “Em um futuro próximo o uso de um telefone celular a bordo será tão comum quanto o de um rádio hoje”.
Na época, entretanto, era preciso conectar o celular ao carro por meio de um cabo, algo dispensável hoje em dia por causa do Bluetooth e do NFC. Mas tirando isso, a Volks acertou em cheio.
Outro elemento que merece destaque era o de radares ultrassônicos, da Bosch, que eram capazes de medir a distância do carro da frente e emitir um alerta no painel digital do carro, item que só vemos nos modelos e versões mais caras ainda hoje.
Na época, o Futura ainda não contava com o sistema de frenagem automática, como nos carros de hoje em dia que contam com sensores de distância. Mas mesmo assim, já era algo completamente inovador.
Mas a cereja do bolo era o sistema de estacionamento automático, o famoso Park Assist. Foi um verdadeiro show no Salão do Automóvel de 1990 quando um carro, pela primeira vez em público, estacionava sozinho. Isso era possível graças ao eixo traseiro direcional, adaptado do Golf para o Futura.
A pergunta inevitável quando conhecemos a história do VW Futura é: por que esses sistemas demoraram tanto para chegar ao mercado? A resposta é bastante simples: capacidade de produção em larga escala e a um custo acessível.
A própria marca alemã dizia que esses itens de tecnologia demorariam de 10 a 15 anos para chegar às ruas. Embora tenha sido praticamente o dobro disso, não adiantava colocar em circulação um carro tão caro que as pessoas não pudessem comprar.
Além disso, os próprios fornecedores da época não estavam preparados para oferecer os componentes necessários, que no caso do Futura foram fabricados quase que manualmente.