Você sabia que a Noruega tem mais de 80% dos carros elétricos?

Muita gente ainda desconfia que os carros elétricos serão uma realidade de um futuro distante. Outros são ainda mais céticos, pensam que isso não passa de “modismo”, e que essa “febre” passará logo.

Notícias
4 semanas atrás
Você sabia que a Noruega tem mais de 80% dos carros elétricos?

Isso não é assim. Mais do que nunca devemos ter certeza que o futuro é dos carros elétricos. Muitas fabricantes importantes no mercado automobilístico internacional já anunciaram seu empenho neste segmento. A Noruega é o mais recente exemplo, com sua frota de elétricos superando os 80% dos carros em circulação.

Um país moderno e adiantado

Da Noruega nos chegam muito poucas notícias, mal sabemos onde ela fica no mapa, mas algo nos faz suspeitar que é na Europa, talvez perto da Alemanha. Embora isso não importe muito.

O fato importante é que se trata de um país moderno e adiantado do ponto de vista da tecnologia, especialmente quando o assunto é carro elétrico. Apontado como líder mundial na substituição de veículos a combustão por elétricos, já tem mais de 80% de sua frota renovada com energia limpa.

Audo E-Tron (foto: divulgação)
Audo E-Tron (foto: divulgação)

Os números nunca mentem

Uma recente pesquisa realizada pelo Clean Technica apontou que o número de vendas de carros elétricos ou híbridos no país cresceu mais de 75% em março de 2021, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Essa mesma fonte apurou que 56,3% dos carros em circulação nas ruas norueguesas são totalmente elétricos, enquanto que 28,6% são híbridos. Essa cifra impressionante chega a quase 85% da frota nacional, um número impactante.

Queda na comercialização de veículos a combustão

A consequência lógica do aumento de vendas de veículos elétricos é a redução de comercialização de carros movidos a gasolina. No mesmo período referido acima, não chegou nem a 10% o número de carros com combustíveis fósseis comprados pelos noruegueses.

Já é a segunda vez que as vendas ficam abaixo dos 10%, sendo que a primeira foi em dezembro de 2020. Isso faz perceber que a tendência pelos elétricos no país já é algo irreversível.

Polestar 2 (foto: divulgação)
Polestar 2 (foto: divulgação)

Quais os modelos elétricos de maior sucesso na Noruega?

A pergunta surge espontânea, mesmo que isso não tenha nenhuma relação direta com o nosso cotidiano: qual ou quais os modelos elétricos de maior sucesso na Noruega e porque?

O motivo é difícil de saber, mas tudo indica que na maior parte das vezes é o gosto do cliente que faz a escolha. Listamos abaixo o ranking, cuja fonte é a mesma citada acima.

  • Tesla Model – 2.565 vendas
  • Audi E-Tron – 1.976 vendas
  • Nissan LEAF – 1.691 vendas
  • Volvo XC40 – 1.393 vendas
  • Hyundai Kona – 1.303 vendas
  • Polestar 2 – 1.261 vendas
  • Peugeot E-2008 – 1.238 vendas
  • Mercedes EQC – 1.227 vendas
  • Kia Niro – 897 vendas
  • Volkswagen ID.4 – 889 vendas

Precisamos apenas salientar, nesse particular, que o modelo da Volkswagen começou a ser comercializado apenas agora neste mês de março. Estar entre os 10 mais vendidos já é um sinal de grande sucesso.

Volkswagen ID.4 (foto: divulgação)
Volkswagen ID.4 (foto: divulgação)

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?