Muita gente ainda desconfia que os carros elétricos serão uma realidade de um futuro distante. Outros são ainda mais céticos, pensam que isso não passa de “modismo”, e que essa “febre” passará logo.
Isso não é assim. Mais do que nunca devemos ter certeza que o futuro é dos carros elétricos. Muitas fabricantes importantes no mercado automobilístico internacional já anunciaram seu empenho neste segmento. A Noruega é o mais recente exemplo, com sua frota de elétricos superando os 80% dos carros em circulação.
Da Noruega nos chegam muito poucas notícias, mal sabemos onde ela fica no mapa, mas algo nos faz suspeitar que é na Europa, talvez perto da Alemanha. Embora isso não importe muito.
O fato importante é que se trata de um país moderno e adiantado do ponto de vista da tecnologia, especialmente quando o assunto é carro elétrico. Apontado como líder mundial na substituição de veículos a combustão por elétricos, já tem mais de 80% de sua frota renovada com energia limpa.
Uma recente pesquisa realizada pelo Clean Technica apontou que o número de vendas de carros elétricos ou híbridos no país cresceu mais de 75% em março de 2021, em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Essa mesma fonte apurou que 56,3% dos carros em circulação nas ruas norueguesas são totalmente elétricos, enquanto que 28,6% são híbridos. Essa cifra impressionante chega a quase 85% da frota nacional, um número impactante.
A consequência lógica do aumento de vendas de veículos elétricos é a redução de comercialização de carros movidos a gasolina. No mesmo período referido acima, não chegou nem a 10% o número de carros com combustíveis fósseis comprados pelos noruegueses.
Já é a segunda vez que as vendas ficam abaixo dos 10%, sendo que a primeira foi em dezembro de 2020. Isso faz perceber que a tendência pelos elétricos no país já é algo irreversível.
A pergunta surge espontânea, mesmo que isso não tenha nenhuma relação direta com o nosso cotidiano: qual ou quais os modelos elétricos de maior sucesso na Noruega e porque?
O motivo é difícil de saber, mas tudo indica que na maior parte das vezes é o gosto do cliente que faz a escolha. Listamos abaixo o ranking, cuja fonte é a mesma citada acima.
Precisamos apenas salientar, nesse particular, que o modelo da Volkswagen começou a ser comercializado apenas agora neste mês de março. Estar entre os 10 mais vendidos já é um sinal de grande sucesso.