Todo fanático por carros já sonhou em dirigir um Toyota Supra pelo menos uma vez na vida. O modelo ficou eternizado pelo seu belo visual e motorização agressiva, fazendo do modelo japonês um dos esportivos mais lembrados da terra do sol nascente juntamente ao Skyline R34 da Nissan.
Logo em 2019 os fãs do esportivo receberam a incrível notícia de que o modelo estaria de volta as linhas de produção da Toyota ainda neste ano, e com previsão de chegada em junho no Japão. Mas um dos modelos que mais chamou atenção não estará disponível para vendas, muito menos para andar nas ruas justamente por ser projetado especialmente para corridas.
Foram necessários 23 anos de fabricação passando por 4 gerações para o Supra se tornar o ícone que o mesmo representa nos dias atuais. Modelos das mais diversas motorizações e estilos ajudaram a propagar o modelo que inicialmente foi lançado para ser um derivado do Celica.
O design do carro é marcante até os dias atuais. Sua quarta geração (a mais lembrada pelos entusiastas) contava com um design completamente diferente dos demais carros de 1993, e até mesmo nos dias atuais. Com linhas agressivas, esportivas e mais circulares, o esportivo facilmente se diferenciava no meio da multidão, fazendo todos admirarem o veículo.
A motorização do Supra também impressiona muito. Em sua quarta geração, contava com versões 3.0 turbo de 233 cv e um até então surreal motor biturbo de 324 cv, números que são impressionantes até os dias atuais, mesmo já tendo se passado 26 anos desde o lançamento do Mark IV.
Além de todos estes atributos, você já deve ter visto o Supra laranja utilizado no primeiro filme de Velozes e Furiosos, além do carro em jogos da saga Need For Speed, fazendo assim com que a popularidade do veículo crescesse ainda mais, atingindo públicos que hoje idolatram o veículo sem nunca ter visto um exemplar pessoalmente.
O Supra 2020 pegou os fãs de surpresa, fazendo com que o alvoroço pela volta do esportivo tão idolatrado por muitas pessoas ao redor do mundo.
O design foi repaginado por completo, mas ainda possui alguns traços tanto na parte frontal quanto na traseira que remetem ao Supra da geração passada. No geral, o Supra se tornou um veículo bonito, descolado e esportivo, assim como suas gerações anteriores.
O novo Supra conta com três tipos de motores, um aspirado 6.3 turbo de seis cilindros em linha de 50 kgfm de torque e dois motores turbo de 2 litros que produzem 197 cv ou 258 cv, todos acoplados a uma transmissão automática de 8 velocidades.
No Salão de Genebra deste ano, não apenas a divisão de veículos de rua da Toyota comemorou o retorno do Supra, mas também a Toyota Gazoo Racing (divisão de corridas da marca japonesa) que enxergou na volta do esportivo a chance de investir em um novo modelo de corridas, nascendo assim o GR Supra GT4.
O estilo de corridas GT4 vem crescendo gradativamente na Europa, Ásia, Oceania e na América do Norte. Com isso, devido a estrutura do Supra que conta com um corpo leve, alta potência e centro gravitacional mais baixo, o modelo prontamente se tornou favorito a receber tais alterações para podem competir nesta categoria.
Além das modificações para um carro de corridas de categoria GT4 como a adição de itens como gaiola, suspensão, travão e aerofólio, o GR Supra GT4 ainda é mais leve do que um Supra comum.
Com isso, o veículo continua sendo muito potente e rápido, ainda mais com o motor 3.0 turbinado de seis cilindros modificado e o peso reduzido, o Supra GT4 se torna ainda mais competitivo para disputar provas que exigem altíssima velocidade e os melhores pilotos.
O Supra inicialmente será utilizado em eventos como a NASCAR Exfinity Series e a prova de Nürburgring 24 Endurance Race, visando participar do SP8T. Para o ano que vem, a Toyota Gazoo Racing também pretende lançar o Supra para correr nas classes Super GT e GT500 Class.