Se está à procura de SUV completo por um bom preço você acaba de encontrar. O T50 é a atualização do T5, mas completamente renovado, desde o visual até à mecânica. Porém, acabou ficando muito pesado – 1.320 kg – dificultando o trabalho do motor e do câmbio, principalmente na estrada. Mas pelo preço, é o mais completo da categoria, oferecendo um bom custo/benefício.
O preço do T50 é um dos pontos positivos que a marca chinesa tem pra oferecer, com a versão de entrada com preço estimado de R$ 83.990 e a topo de linha por R$ 87.990, uma pechincha quando se consideram os itens de série que o modelo traz.
A motorização embora seja “antiquada” não decepciona. Hoje a maior parte dos automóveis dessa categoria contam com tecnologias mais modernas de motor, especialmente quanto ao turbocompressor e ao sistema de alimentação.
O T50 está equipado com o motor 1.6 DVVT de 138 cavalos a 6.000 rpm e 17,1 kgf.m a 4.000 rpm. Outra desvantagem é que ele só trabalha com gasolina, pois para suportar o álcool – mais corrosivo que a gasolina – o motor precisaria de uma atenção especial nos seus componentes e uma mudança de fornecedores que no momento não é viável, mas a marca promete que isso já está sendo estudado para transformá-lo em Flex, o que deve acontecer ainda em 2019.
O motor trabalha com a transmissão é automática de 6 velocidades tipo CVT (continuamente variável), mas que é capaz de simular a troca, dando ao motorista a possibilidade de controlar melhor a rotação do motor e obter o desempenho esperado.
Apesar do peso excessivo do modelo e de um motor “antiquado” é possível manter 110 km/h na marca dos 2.800 rpm, bastante razoável para as estradas e limites de velocidade que temos no país.
Entre as muitas renovações, o T50 conta com uma nova central multimídia instalada na tela flutuante touchscreen de 8 polegadas. Ela conta com a possibilidade de espelhar aparelhos smartphones, uma tecnologia cada vez mais comum nos veículos e que não podia ter ficado de fora.
Entretanto, ficou faltando o recurso dos protocolos Android Auto e Apple CarPlay para deixar o sistema mais adequado.
Quando um modelo vai passar por uma mudança de meia vida normalmente o que muda realmente é só aparência, o que se costuma chamar de “facelift”. É esse o caso do T50? Não, muito pelo contrário, da geração anterior só sobrou o acendedor de cigarro, por assim dizer.
O novo T50 agora tem um design mais moderno e refinado, com novo desenho de para-choque mais esportivo, faróis dianteiros completamente diferentes que inclusive contam com assinatura de luz diurna em LED (na versão topo de linha). e novas rodas de liga leve aro 16 (inspiradas em seu irmão menor, o T40).
Enquanto o projeto do T40 nasceu como hatch e posteriormente foi transformado em SUV, o T50 já foi pensado desde o início como um utilitário esportivo. Com suas proporções mesmo os mais altos ocuparão com conforto o interior do veículo.
Por dentro também a renovação foi grande, com alteração do material que reveste o painel, agora com revestimento macio e mais refinado, e como já se mencionou acima, com uma nova central multimídia cuja renovação alcançou até o emprego do material, embora ainda não tenha uma ótima resolução em sua tela.
Por fim, quanto à mecânica, o modelo ganhou um completo ajuste da suspensão que deixou o conforto muito maior do que o da geração anterior, ficando mais firme e absorvendo melhor as trepidações.
Além das renovações acima mencionadas merecem destaque a inclusão do volante multifuncional em todas as versões e as novas saídas de ar – que aliás é automático – que ficaram mais ergonômicas e proporcionam uma vasão melhor e consequentemente um menor tempo para chegar à temperatura desejada.
Em relação ao T5 a renovação inclui acabamentos em tons mais escuros, deixando o exagero dos detalhes cromados para ressaltar mais o black piano, o que torna o aspecto geral mais equilibrado e harmônico. As pinças de freio vermelhas destacam a esportividade do modelo e os frisos laterais ressaltam as renovações e modernização do design.
Algumas das peças também receberam um acabamento que remetem à fibra de carbono, o que também contribui de modo significativo para dar ao modelo um ar mais sofisticado. Além disso, os assentos podem (opcional) ser revestidos em couro, fechando com chave de ouro.
As dimensões são outro aspecto que merece atenção e que impressionam. O T50 tem 4,34 m de comprimento, 1,64 m de altura, distância entre os eixos 2,56 m, e a largura é de 1,76 m.
O porta-malas é um dos maiores da categoria, ficando muito acima de modelos como do Renault Duster (475 litros) e do Honda HR-V (437 litros), chegando a impressionantes 600 litros de capacidade. Isso, contudo, deixa o modelo mais pesado que seus concorrentes, e por isso mesmo mais lento e com tendência de gastar mais combustível.
Com duas versões, o T50 impressiona com a lista de itens de série, mesmo a da versão mais barata, a qual conta com:
Ainda mais impressionante são os itens de série da versão topo de linha, que além dos itens presentes na versão anterior ainda conta com: