Você vai se surpreender com o que o Fiat Uno Mille Fire 1.0 2006 4 portas ainda entrega como carro usado; confira ficha técnica e preço

Começar a vida automotiva com um Fiat Uno Mille Fire 1.0 2006 pode parecer simples demais, mas é justamente essa simplicidade que o torna um aliado confiável para o dia a dia. Econômico, resistente e fácil de consertar, ele ainda cumpre bem seu papel nas cidades. Porém, a idade e a falta de recursos modernos exigem atenção redobrada na hora da compra.
Publicado por Alan Corrêa em Fiat e Usados dia 11/04/2025

O Fiat Uno Mille Fire 1.0 2006 representa, ainda hoje, uma solução de mobilidade funcional e acessível para o uso urbano no Brasil. Projetado com foco em simplicidade e baixo custo, o modelo ganhou notoriedade por sua eficiência mecânica, manutenção descomplicada e consumo reduzido de combustível. Seu motor 1.0 Fire, associado a um conjunto leve e despojado, proporciona economia diária, mesmo que à custa de desempenho limitado e conforto básico.

Pontos Principais:

  • Modelo ideal para uso urbano e deslocamentos curtos no dia a dia.
  • Motor 1.0 Fire é econômico e tem manutenção barata.
  • Suspensão e parte elétrica requerem verificação detalhada.
  • Conforto e segurança são bastante limitados no padrão atual.
  • Compra exige atenção à estrutura, ruídos e histórico de revisões.

A longevidade do modelo, no entanto, exige cautela por parte de quem busca adquiri-lo no mercado de usados. A robustez mecânica convive com fragilidades crônicas, como falhas na suspensão dianteira, desgaste prematuro de componentes elétricos e a necessidade de regulagens periódicas nos tuchos mecânicos. Além disso, o padrão de segurança ativa e passiva é rudimentar, refletindo a ausência de itens como airbags ou freios ABS, comuns em modelos mais modernos.

Fiat Uno Mille Fire 1.0 é um compacto urbano leve, prático e simples, com motor 1.0 de 66 cv, tração dianteira e câmbio manual. Ideal para quem busca economia no dia a dia da cidade.
Fiat Uno Mille Fire 1.0 é um compacto urbano leve, prático e simples, com motor 1.0 de 66 cv, tração dianteira e câmbio manual. Ideal para quem busca economia no dia a dia da cidade.

Adquirir um Mille Fire usado exige avaliação criteriosa. É recomendável focar em unidades com histórico de manutenção documentado, quilometragem coerente e ausência de modificações. A inspeção visual deve priorizar a integridade estrutural e o funcionamento pleno do sistema elétrico. Embora tecnicamente superado, o Uno Mille ainda entrega aquilo a que se propõe: transporte funcional, de baixo custo, com apelo pragmático em centros urbanos.

Desempenho, motor e potência

Motor 1.0 flex de 66 cv com etanol e 65 cv com gasolina. Acelera de 0 a 100 km/h em 14,2 s e alcança até 156 km/h, ideal para deslocamentos urbanos e viagens curtas.
Motor 1.0 flex de 66 cv com etanol e 65 cv com gasolina. Acelera de 0 a 100 km/h em 14,2 s e alcança até 156 km/h, ideal para deslocamentos urbanos e viagens curtas.

O modelo utiliza propulsor a combustão com tecnologia flex, oferecendo versatilidade no uso urbano e rodoviário. Seu motor de 999 cm³ tem quatro cilindros em linha, aspiração natural e injeção multiponto, com comando único no cabeçote acionado por correia dentada e tuchos mecânicos. A disposição é transversal e o motor está instalado na dianteira.

A potência máxima gerada é de 66 cv com etanol e 65 cv com gasolina, ambas entregues a 6.000 rpm. O torque também varia conforme o combustível: 9,1 kgfm com etanol e 9,2 kgfm com gasolina, sempre a 2.500 rpm. A taxa de compressão é de 11,65:1, com curso do pistão de 64,9 mm e diâmetro do cilindro de 70 mm. A potência específica chega a 66,1 cv/litro, enquanto o torque específico é de 9,1 kgfm/litro.

O desempenho revela aceleração de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos, com velocidade máxima registrada em 156 km/h. O peso/potência do veículo é de 12,58 kg/cv, e o peso/torque, de 91,2 kg/kgfm. A tração é dianteira, com câmbio manual de 5 marchas, acoplado a uma embreagem monodisco a seco com código C513.

Consumo e autonomia

O tanque comporta 50 litros. Com gasolina, o carro percorre até 560 km. Com etanol, até 435 km. O consumo varia de 7 a 11,2 km/l conforme o combustível e trajeto.
O tanque comporta 50 litros. Com gasolina, o carro percorre até 560 km. Com etanol, até 435 km. O consumo varia de 7 a 11,2 km/l conforme o combustível e trajeto.

O consumo urbano com etanol registra média de 7 km/l, enquanto no ciclo rodoviário atinge 8,7 km/l. Com gasolina, o consumo urbano não foi especificado, mas no uso rodoviário o veículo apresenta média de 11,2 km/l, demonstrando eficiência para deslocamentos em estrada.

A autonomia urbana com etanol é de 350 km, enquanto a rodoviária alcança 435 km. Quando abastecido com gasolina, a autonomia em trajeto rodoviário chega a 560 km, aproveitando a capacidade total do tanque de combustível, que comporta 50 litros.

A relação entre consumo e autonomia mostra-se equilibrada, considerando o porte do veículo e o desempenho entregue pelo motor. Isso o torna adequado para uso diário em regiões urbanas com eventuais viagens curtas, sempre dentro dos limites de rendimento do propulsor.

Interior

A tração é dianteira com câmbio manual de 5 marchas e direção mecânica. A condução exige mais esforço em manobras, mas é direta e econômica no uso diário.
A tração é dianteira com câmbio manual de 5 marchas e direção mecânica. A condução exige mais esforço em manobras, mas é direta e econômica no uso diário.

O espaço interno oferece configuração para cinco ocupantes, distribuídos em quatro portas. O interior é simples e funcional, típico de veículos compactos com foco na mobilidade urbana. O porta-malas acomoda até 290 litros, e a carga útil máxima suportada pelo veículo é de 420 kg.

Tem espaço para 5 ocupantes, 4 portas, 290 litros de porta-malas e 420 kg de carga útil. Ideal para uso urbano com foco em economia e transporte leve.
Tem espaço para 5 ocupantes, 4 portas, 290 litros de porta-malas e 420 kg de carga útil. Ideal para uso urbano com foco em economia e transporte leve.

A ausência de direção assistida pode causar desconforto em manobras mais exigentes, especialmente em estacionamento ou vias estreitas. O acabamento interno é básico, com foco na economia e baixo custo de manutenção. Os bancos e painel seguem padrão funcional da época, sem itens de entretenimento avançados.

Ao avaliar o interior antes da compra, é importante verificar o estado da forração dos bancos, funcionamento dos sistemas elétricos e o desgaste das portas. Itens como travas, vidros e iluminação interna devem ser checados, já que o tempo de uso pode impactar a confiabilidade desses componentes.

Medidas

O comprimento total do veículo é de 3.693 mm, com largura de 1.548 mm e altura de 1.445 mm. A distância entre os eixos é de 2.361 mm, resultando em bom aproveitamento do espaço interno para um compacto. A altura mínima do solo é de 146 mm, o que permite enfrentar lombadas e irregularidades urbanas sem grandes dificuldades.

A suspensão dianteira é independente com sistema McPherson e mola helicoidal. Na traseira, o modelo também adota suspensão independente com sistema McPherson, mas utiliza feixe de molas semielípticas como elemento elástico. Esse conjunto visa garantir simplicidade e robustez, com custo reduzido de manutenção.

Os freios são a disco sólido na dianteira e tambor na traseira. A direção é mecânica, sem assistência, exigindo esforço adicional do condutor em manobras. Os pneus utilizados são 145/80 R13 em todas as posições, incluindo o estepe. A altura do flanco é de 116 mm, suficiente para proporcionar absorção de impacto razoável.

Preços aproximados do Fiat Uno Mille 2006

  • Fiat Uno Mille 1.0 Fire/ F.Flex/ Economy 2p 2006 (001161-4) – Preço aproximado: R$ 14 mil
  • Fiat Uno Mille 1.0 Fire/ F.Flex/ Economy 4p 2006 (001162-2) – Preço aproximado: R$ 17 mil

O Fiat Uno Mille 2006 é uma opção acessível para quem busca um carro simples, confiável e econômico. Ideal para o dia a dia, ele encara bem o trânsito urbano e é fácil de estacionar. Com dimensões compactas e baixo custo de manutenção, é uma boa escolha para quem trabalha com deslocamentos curtos ou precisa de um segundo carro para a família. Não é a melhor opção para longas viagens em grupo ou para quem busca conforto, mas cumpre bem o papel de transporte básico.

Antes de fechar negócio, vale inspecionar a suspensão, que costuma sofrer com buracos, além de checar vazamentos no motor e o estado da parte elétrica, especialmente vidros e travas. Observe também a lataria, já que a idade pode trazer ferrugem em pontos críticos. Veja o histórico de manutenção e desconfie de preços muito baixos. A simplicidade é seu ponto forte, mas exige atenção redobrada na hora da compra para não transformar economia em dor de cabeça.

Ficha Técnica do Fiat Uno Mille Fire 1.0 2006

Pontos negativos: Pouca segurança, sem itens como airbag ou ABS, direção pesada, suspensão frágil, acabamento simples e ruídos constantes, exigindo atenção constante com manutenção preventiva.
Pontos negativos: Pouca segurança, sem itens como airbag ou ABS, direção pesada, suspensão frágil, acabamento simples e ruídos constantes, exigindo atenção constante com manutenção preventiva.

Geral

  • Ano: 2006
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Razão de compressão: 11,65:1
  • Curso do pistão: 64,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 66 cv (A) / 65 cv (G) a 6000 rpm
  • Código do motor: Fire
  • Torque máximo: 9,1 kgfm (A) / 9,2 kgfm (G) a 2500 rpm
  • Peso/potência: 12,58 kg/cv
  • Torque específico: 9,1 kgfm/litro
  • Peso/torque: 91,2 kg/kgfm
  • Potência específica: 66,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: C513
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico traseiro: Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 10 m

Pneus

  • Dianteiros: 145/80 R13
  • Traseiros: 145/80 R13
  • Estepe: 145/80 R13
  • Altura do flanco: 116 mm

Dimensões

  • Comprimento: 3693 mm
  • Largura: 1548 mm
  • Distância entre-eixos: 2361 mm
  • Altura: 1445 mm
  • Bitola dianteira: 1337 mm
  • Bitola traseira: 1357 mm
  • Porta-malas: 290 litros
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Peso: 830 kg
  • Carga útil: 420 kg
  • Altura mínima do solo: 146 mm

Aerodinâmica

  • Área frontal: 1,9 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,36
  • Área frontal corrigida: 0,684 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 156 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,2 s

Consumo

  • Urbano: 7 km/l (A), 8,7 km/l (G)
  • Rodoviário: 8,7 km/l (A), 11,2 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 350 km (A), 435 km (G)
  • Rodoviária: 435 km (A), 560 km (G)

Fonte: Guiadeusados, Icarros, Mobiauto e MercadoLivre.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) com foco em análises, lançamentos, testes e novidades do setor. Produzo conteúdo especializado e atualizado para o Carro.Blog.Br.