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Volkswagen anuncia ID.1 para rivalizar com BYD Dolphin Mini no segmento de elétricos compactos

Enquanto os elétricos chineses ganham espaço, a Volkswagen reage com o ID.1, um compacto acessível previsto para 2027. Fabricado na Alemanha, terá preço estimado em 20.000 euros (cerca de R$ 120.000) e usará a plataforma MEB para reduzir custos. O modelo enfrentará rivais como BYD Dolphin Mini, Fiat Grande Panda e Renault Twingo EV.
Publicado em Volkswagen dia 6/02/2025 por Alan Corrêa

A Volkswagen anunciou oficialmente o lançamento do ID.One, um novo carro elétrico compacto que será posicionado abaixo do ID.2all. O modelo, que será fabricado na Alemanha, terá um preço inicial abaixo de 20 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 120 mil na cotação atual. Com previsão de estreia mundial em 2027, o veículo faz parte da estratégia da montadora para aumentar sua participação no mercado de elétricos acessíveis.

Pontos Principais:

  • Volkswagen anuncia o ID.1, carro elétrico compacto.
  • Lançamento previsto para 2027, com preço de 20.000 euros.
  • Modelo visa competir com elétricos chineses, como o BYD Dolphin Mini.
  • ID.1 será posicionado abaixo do ID.2all na linha de elétricos da Volkswagen.

A montadora alemã tem como objetivo enfrentar a crescente concorrência de marcas chinesas, especialmente o BYD Dolphin Mini, que vem ganhando espaço no segmento de compactos elétricos. O ID.One será uma opção de entrada para consumidores que buscam um veículo elétrico de menor custo, ocupando o espaço deixado pelo Volkswagen up!, que foi descontinuado. O modelo também concorrerá diretamente com outros compactos elétricos, como o Dacia Spring (conhecido no Brasil como Renault Kwid E-Tech) e o Fiat Grande Panda.

O CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, confirmou que um conceito do ID.One será apresentado em março deste ano. A empresa aposta na produção na sede de Wolfsburg como referência para a fabricação de elétricos compactos. O novo modelo utilizará uma versão mais curta da plataforma modular MEB, já empregada em outros veículos elétricos da marca, garantindo um padrão de produção global.

Volkswagen aposta nos elétricos de entrada

A Volkswagen tem investido no segmento de veículos elétricos de entrada para ampliar sua base de clientes e se consolidar entre as principais fabricantes do setor. O ID.One faz parte de um plano mais amplo que prevê o lançamento de nove novos modelos elétricos até 2027. Esse movimento é uma resposta à crescente presença de montadoras chinesas no mercado europeu, que oferecem veículos acessíveis e competitivos.

A empresa alemã busca equilibrar custo e tecnologia ao utilizar a plataforma MEB para a produção do ID.One. Essa mesma base é utilizada por outros modelos da linha ID., permitindo otimização na fabricação e redução de custos. Além disso, a escolha da sede de Wolfsburg para a produção do modelo reforça a estratégia da Volkswagen de manter a fabricação na Europa.

O ID.One seguirá a tendência de design adotada pela Volkswagen para sua linha de elétricos. O teaser divulgado mostra um veículo com faróis de LED integrados a uma grade preta e o emblema da marca iluminado. Internamente, o modelo contará com um display de infoentretenimento no painel, semelhante ao conceito ID.Life apresentado em 2021.

Detalhes técnicos e posicionamento de mercado

O ID.One será um hatch compacto de cinco portas com dimensões menores que o ID.2all. Sua proposta é oferecer um modelo elétrico de entrada para atender à demanda por veículos urbanos eficientes e com custo reduzido. A escolha da plataforma MEB permitirá a adoção de baterias de menor capacidade, priorizando autonomia para o uso urbano.

A estratégia da Volkswagen é oferecer um modelo que rivalize diretamente com compactos elétricos chineses e europeus. No mercado europeu, o ID.One competirá com o Dacia Spring, Fiat Grande Panda, Renault Twingo EV e outros modelos na mesma faixa de preço. A montadora busca oferecer um veículo acessível, mas mantendo a identidade da marca e a qualidade de construção reconhecida.

Embora a Volkswagen não tenha divulgado informações sobre motorização e autonomia, espera-se que o ID.One tenha uma configuração adequada para o uso diário em centros urbanos. O modelo será posicionado abaixo do ID.2all, que será lançado antes de 2026, com preço inferior a 25 mil euros (cerca de R$ 150 mil).

O futuro do ID.One e sua possível chegada ao Brasil

A Volkswagen do Brasil ainda não confirmou oficialmente a chegada do ID.One ao mercado nacional, mas a crescente demanda por veículos elétricos pode abrir caminho para sua comercialização no país. Atualmente, modelos como o Renault Kwid E-Tech e o BYD Dolphin Mini já demonstram que há espaço para compactos elétricos acessíveis no Brasil.

O segmento de elétricos está em expansão no Brasil, com incentivos fiscais e crescimento da infraestrutura de recarga. A Volkswagen tem um histórico de adaptação de seus modelos globais para o mercado brasileiro, o que pode indicar a possibilidade de produção local ou importação do ID.One. O desafio será adequar o modelo às exigências do consumidor brasileiro e às políticas de incentivo para veículos elétricos.

Com o lançamento do ID.One, a Volkswagen reforça sua estratégia de eletrificação e amplia sua presença no segmento de veículos compactos. O modelo se junta a uma linha crescente de elétricos da marca, que já conta com o ID.3, ID.4 e ID.5, além do futuro ID.2all. O mercado europeu será o primeiro a receber o modelo, mas sua chegada a outros países dependerá da demanda e da viabilidade econômica.

Concorrência e desafios para os elétricos compactos

O segmento de elétricos compactos está se tornando cada vez mais competitivo, especialmente na Europa. Marcas chinesas, como a BYD, vêm ganhando espaço com modelos acessíveis e tecnologias avançadas. O BYD Dolphin Mini, um dos principais concorrentes do ID.One, já se consolidou como um dos elétricos mais vendidos do mundo.

A Volkswagen precisa equilibrar preço e qualidade para garantir a competitividade do ID.One. O custo de produção na Alemanha pode representar um desafio em relação aos modelos fabricados na China, que possuem custos reduzidos. No entanto, a aposta na plataforma MEB e na eficiência produtiva pode ajudar a Volkswagen a manter um preço competitivo.

Outro desafio para os elétricos compactos é a infraestrutura de recarga. Embora a Europa tenha avançado na expansão de pontos de carregamento, o crescimento da frota elétrica exige investimentos contínuos. A Volkswagen também investe no desenvolvimento de baterias mais acessíveis e na ampliação da rede de carregamento para viabilizar a transição para os elétricos.

A estratégia global da Volkswagen para os elétricos

A Volkswagen tem ampliado sua oferta de veículos elétricos como parte de sua estratégia de eletrificação global. A empresa já vendeu mais de 1,35 milhão de unidades da linha ID. desde 2019 e busca aumentar sua participação no mercado nos próximos anos. Em 2023, a montadora vendeu 383 mil elétricos e pretende expandir ainda mais sua produção até 2030.

O ID.One faz parte desse plano de expansão, oferecendo um modelo de entrada para novos consumidores. A marca aposta em uma abordagem global, mas com foco na Europa como principal mercado inicial. Outros mercados, como América Latina e Ásia, podem receber o modelo dependendo da demanda.

A Volkswagen também busca melhorar a eficiência de sua produção e reduzir os custos dos elétricos para torná-los mais acessíveis. O uso da plataforma MEB e a otimização da cadeia produtiva são medidas que a empresa adota para tornar os modelos elétricos viáveis comercialmente. A empresa segue investindo em novas tecnologias para baterias e infraestrutura de carregamento, visando a transição para a mobilidade elétrica em grande escala.

Fonte: Volkswagen-newsroom, Terra, Uol e Otempo.