Volkswagen anuncia mudança de nome, mas era tudo piada

Muita gente deve ter visto diversas notícias sobre a mudança de nome anunciada pela Volkswagen para o mercado Norte Americano, mas tudo não passou de uma "brincadeira" de mau gosto. Segundo a marca, o novo nome seria Voltswagen, uma alusão ao recente anúncio de eletrificação da linha. E realmente faria sentido. Mas na verdade foi só uma jogada de marketing.
Publicado por Pablo Silva em Notícias dia 2/04/2021

Muita gente deve ter visto diversas notícias sobre a mudança de nome anunciada pela Volkswagen para o mercado Norte Americano, mas tudo não passou de uma “brincadeira” de mau gosto.

Segundo a marca, o novo nome seria Voltswagen, uma alusão ao recente anúncio de eletrificação da linha. E realmente faria sentido. Mas na verdade foi só uma jogada de marketing.

Uma jogada de marketing

A Volkswagen fez uma jogada de marketing que deixou todo mundo com raiva, pois todos pensaram que a mudança seria verídica. Trata-se do anúncio da mudança de nome que a marca faria nos Estados Unidos, passando a se chamar Voltswagen, uma clara alusão à eletrificação da linha.

Mas tudo não passou de uma propaganda, utilizando uma brincadeira de mau gosto, com vistas ao lançamento próximo do ID.4 no país americano. Foi a forma que encontraram de chamar a atenção – e conseguiram – para essa campanha do novo modelo.

Uma desculpa que não “colou”

Depois de ter feito anúncio oficial, publicado inclusive nos perfis oficiais da marca e até mesmo utilizando o nome do CEO em depoimento, a empresa assumiu que foi tudo uma brincadeira.

Como desculpa, disse que essa estratégia já foi utilizada no passado, relembrando a campanha de 2003, quando fizeram uma renomeação temporária de Wolfsburg para Golfsburg e que chamou a atenção do público para o lançamento do Golf.

Segundo a Volks, a estratégia deu certo, “as muitas respostas positivas nas redes sociais mostram que alcançamos esse objetivo.” Portanto, não houve uma retratação ou pedido de desculpas de fato.

Volkswagen anuncia mudança de nome, mas era tudo piada
Volkswagen anuncia mudança de nome, mas era tudo piada

Um serviço de desinformação

O grande problema dessa chamada estratégia de marketing é que vivemos numa época em que qualquer pessoa pode postar uma notícia inverídica, e a mídia mundial está numa verdadeira cruzada para combater esse tipo de evento, tão famoso das fake news.

Ora, quando uma empresa desse porte age dessa maneira para chamar a atenção para um produto, e toda a grande mídia “cai na armadilha” cria no público um descrédito que demora em ser dissolvido.

Motivos para ter acreditado não faltam

Dizer que a imprensa de uma forma geral foi ingênua ao divulgar a “brincadeira” não é verdade. Os motivos para acreditar que a empresa alemã mudaria seu nome nos Estados Unidos não faltam.

Em primeiro lugar, o seu desemepnho comercial naquele país é bem fraco. Além disso, a fabricante ainda tenta se reerguer dos escândalos, fraudes e corrupção do dieselgate. Fortalecer sua linha de carros elétricos seria uma forma de remissão, cuja alteração do nome seria muito bem-vinda.

As grandes fabricantes de carros a nível mundial estão investindo muito dinheiro e esforços no desenvolvimento de veículos elétricos, e a própria Volkswagen anunciou que substituiria toda sua linha nos próximos anos.

A empresa inda publicou a “brincadeira” em canais oficiais e que costumavam ser tomados com seriedade. Embora seja uma prática comum as montadoras fazerem alguma brincadeira no dia 1º de abril, isso acontece APENAS nessa data.

Depois de perceber que a coisa saiu mal, a VW alegou que uma “comunicação oficial com a trolagem” havia vazado antes da hora. Será mesmo? Começa ficar difícil saber quando a Volkswagen diz a verdade, quando brinca, ou quando mente…

Volkswagen anuncia mudança de nome, mas era tudo piada
Volkswagen anuncia mudança de nome, mas era tudo piada