Um veterano meio esquecido no mercado, em seus últimos anos de vida, com leves retoques de modernidade e já sentindo o peso de estar a décadas no mercado: Assim podemos definir a situação do Volkswagen Gol.
Líder absoluto de vendas no Brasil durante muitos anos, o modelo começou a perder espaço com a chegada dos novos hatches de entrada como HB20 e Onix no mercado. Dai em diante, tanto o Gol quanto seu rival durante anos Fiat Uno começaram a serem preteridos por outros modelos até mesmo de suas próprias marcas.
Foi ainda em 2016 que a Volkswagen decidiu fazer um segundo facelift na geração 6 do Gol, batizando esta nova então de G7. Nessa nova atualização, o painel foi remodelado ganhando novas saídas de ar condicionado e central multimídia como opcional.
Na questão exterior, tanto os para choques dianteiros e traseiros sofreram algumas alterações, enquanto os faróis ganharam máscara negra. O volante multifuncional também foi adicionado ao Gol nesta geração.
E desde então, o Gol não apresentou nenhuma outra novidade no aspecto visual. A Volks bem que tentou modernizar seu carro chefe por décadas para competir com a nova safra de hatches, mas não foi o suficiente e a impressão que passa é de que a marca está apenas esperando o último suspiro para descontinuar o Gol.
Assim como o design exterior, o interior do Gol não sofre alterações significativas desde 2016, sendo a mais impactante dessas a central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto.
No geral o Gol entrega um pacote de itens suficientes, tais como computador de bordo, sensor de ré, suporte para celular e função Tilt-down nos retrovisores. Esses itens, claro que ajudam o Gol a parecer mais moderno, mas nada que se compare aos seus rivais, que oferecem muito mais tecnologia.
Hoje em sua versão 2021, o Gol é oferecido com dois tipos de motor: O primeiro é um 1.0 MPI de três cilindros com 84 cv no etanol e 75 na gasolina junto a um câmbio manual de 5 velocidades. O segundo já é um motor 1.6 de 8v que rende 104 cv de potência juntamente ao câmbio manual de 5 marchas. Por fim, a versão automática do Gol (maior novidade do mesmo em anos) conta com o motor 1.6 MSI de 120 cv no etanol e 110 cv na gasolina, sendo assim o mesmo conjunto mecânico do Polo 1.6
O Gol existe em versão única de acabamento, se diferenciado pela motorização: O modelo 1.0 custa 50.250 reais, o 1.6 manual 56.490 e a versão automática sai por 61.390. Ainda é possível equipar todas as versões com os pacotes oferecidos pela Volkswagen, tais como o Pacote Urban Completo por 3.360 reais, o pacote Interatividade “Composition Touch” por 2.231 ou apenas o Interatividade “Media Plus” por 1.120 reais.