A Volkswagen, patrocinadora do Rock in Rio 2024, trouxe para o festival uma versão especial do Golf GTI Mk8,5. O modelo, que comemora 50 anos de existência, é uma das principais atrações da montadora no evento, sendo exibido em um estande de três andares localizado em frente ao palco principal. Apesar da presença no Brasil, o Golf GTI, por enquanto, não tem data oficial de lançamento, com a montadora afirmando que ainda estuda a viabilidade de sua comercialização no país.
O Golf GTI apresentado no Rock in Rio é um modelo importado da Alemanha, sendo trazido ao Brasil exclusivamente para o evento. Esta versão do hatch esportivo é a mais recente atualização da oitava geração, conhecida como Mk8,5, que passou por um facelift em 2023. A Volkswagen utiliza essa oportunidade para celebrar o sucesso de 50 anos do Golf, um dos carros mais icônicos da marca e que acumula mais de 37 milhões de unidades produzidas ao longo de sua história.
O último Golf vendido no Brasil foi o híbrido plug-in GTE, em 2020, e desde então o modelo está ausente do mercado nacional. No entanto, com a exibição no Rock in Rio, surgem especulações sobre um possível retorno do Golf GTI. A versão mostrada no evento possui um motor 2.0 turbo com 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, acoplado ao conhecido câmbio DSG de 7 marchas. Essa configuração permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com velocidade máxima limitada a 250 km/h.
O design do Golf GTI também chama atenção. Além de manter as proporções semelhantes ao modelo anterior, o hatch possui detalhes visuais renovados, como o logotipo retroiluminado na grade frontal e faróis inteligentes ID.Light. Esses elementos modernizam a estética do carro, mantendo o estilo esportivo que sempre caracterizou a linha GTI. O porta-malas também foi ampliado para 374 litros, aumentando sua capacidade de carga em relação ao modelo anterior.
No interior, o Golf GTI Mk8,5 apresenta novidades tecnológicas importantes. A central multimídia foi completamente atualizada, com uma tela sensível ao toque de 12,9 polegadas e teclas retroiluminadas. Outro destaque é o assistente de voz, agora integrado com o ChatGPT, permitindo uma interação mais avançada com o motorista. Além disso, o sistema de som premium da Harman Kardon oferece uma experiência sonora aprimorada, com a simulação do ronco do motor para intensificar a sensação de esportividade.
Ainda não há confirmação de que o Golf GTI será comercializado no Brasil, mas o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, revelou que a empresa está considerando a volta do modelo ao mercado nacional, possivelmente como um carro de nicho, competindo diretamente com modelos como o Civic Type R e o GR Corolla. Caso seja lançado, o preço estimado gira em torno de R$ 400 mil, posicionando o hatch esportivo na mesma faixa de seus concorrentes japoneses.
Com o passar dos anos, o Golf se tornou um símbolo de inovação e robustez, características que garantiram seu lugar como um dos hatchbacks mais vendidos do mundo. Agora, com 50 anos de história, a Volkswagen celebra esse legado no Rock in Rio, enquanto fãs do modelo aguardam ansiosos por sua possível volta às ruas brasileiras.
O novo Polo Rock in Rio possui um design diferenciado, com acabamentos em Preto Ninja no teto, retrovisores e calotas, além de adesivos que destacam a marca do festival no exterior do veículo. No interior, a central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas é um dos principais atrativos, com conectividade sem fio via Apple CarPlay e Android Auto, oferecendo uma experiência multimídia completa. O sistema de som com seis alto-falantes complementa a imersão musical, permitindo aos ocupantes ouvir suas playlists preferidas durante o festival.
Com produção limitada na planta de Taubaté, o Polo Rock in Rio é a terceira edição especial do Polo no Brasil, após o Polo Beats em 2019 e o Polo Track First Edition em 2023. Os detalhes estéticos e tecnológicos do modelo reforçam a conexão da Volkswagen com o público jovem e os fãs do Rock in Rio, tornando o carro uma homenagem ao festival.
Fonte: Motor1 e AutoEsporte.