Volkswagen impõe limite de carregamento em carros elétricos e multa motoristas nos EUA

A Volkswagen implementou um limite de 85% na carga das baterias em algumas de suas estações de carregamento rápido nos EUA. A medida visa evitar congestionamentos e melhorar a eficiência no uso dos terminais. Motoristas que ultrapassarem o tempo de tolerância serão multados por tempo ocioso.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 12/08/2024

A Volkswagen, por meio de sua subsidiária Electrify America, anunciou uma nova política de carregamento para seus veículos elétricos nos Estados Unidos. A partir de agora, em 10 das estações de carregamento mais movimentadas da rede na Califórnia, será implementado um limite de 85% na capacidade de carga das baterias. A decisão tem como objetivo melhorar a eficiência do uso dos terminais de carregamento rápido e evitar que os motoristas ocupem os carregadores por mais tempo do que o necessário.

A medida foi introduzida devido à crescente demanda por estações de carregamento e à necessidade de maximizar a utilização desses pontos em áreas com alta concentração de veículos elétricos. Com o aumento da popularidade dos carros elétricos, muitos motoristas têm enfrentado dificuldades para encontrar estações disponíveis, especialmente em locais com infraestrutura limitada. A Volkswagen reconhece que, enquanto a rede de carregamento está em expansão, é necessário adotar estratégias para garantir que todos os usuários possam acessar o serviço de maneira eficiente.

O presidente da Electrify America, Robert Barrosa, explicou que a decisão de limitar o carregamento a 85% se baseia no fato de que, além desse ponto, a velocidade de carregamento das baterias diminui significativamente. Quando uma bateria está quase cheia, o processo de carregamento se torna mais lento, ocupando o terminal por um período mais longo e, consequentemente, reduzindo a rotatividade de veículos que podem ser atendidos.

Além da limitação na capacidade de carga, a Volkswagen também está introduzindo multas para motoristas que deixarem seus veículos conectados aos terminais após a conclusão do carregamento. Após atingir 85% da carga, os motoristas terão uma janela de 10 minutos para desconectar seus veículos. Caso contrário, será cobrada uma taxa adicional de 40 centavos de dólar por minuto de tempo ocioso. Essa medida visa desencorajar os chamados “charge hogs” — motoristas que ocupam as estações de carregamento por mais tempo do que o necessário, impedindo outros usuários de utilizarem o serviço.

A iniciativa da Volkswagen é uma resposta direta aos desafios enfrentados pelos proprietários de veículos elétricos, especialmente em regiões onde a infraestrutura de carregamento ainda está em desenvolvimento. A empresa também está ciente de que muitos motoristas ainda estão se adaptando à nova tecnologia e nem sempre entendem que os terminais de alta potência são projetados para fornecer uma recarga rápida, não necessariamente para carregar as baterias até a capacidade máxima.

Essas mudanças também refletem a necessidade de otimizar o uso dos recursos disponíveis. A Electrify America tem se esforçado para expandir sua rede de estações de carregamento, mas enfrenta desafios relacionados à alta demanda, especialmente em áreas metropolitanas. Além disso, acordos de recarga gratuita oferecidos por várias montadoras, como Hyundai e Mercedes-Benz, também contribuíram para o congestionamento das estações, aumentando a necessidade de medidas regulatórias.

Os motoristas que dependem desses pontos de recarga, especialmente aqueles que utilizam seus veículos para longas viagens ou que possuem modelos com autonomia limitada, podem encontrar dificuldades adicionais com a nova política. No entanto, a Volkswagen argumenta que a medida é necessária para garantir que todos os usuários tenham acesso justo e eficiente aos terminais.

Embora a decisão possa gerar alguma insatisfação entre os motoristas, especialmente aqueles que preferem carregar suas baterias ao máximo, a Volkswagen acredita que essa abordagem é crucial para manter a rede de carregamento funcionando de maneira eficiente. A empresa também destaca que, em muitas situações, carregar a bateria até 80% é suficiente para a maioria das necessidades diárias e que os motoristas podem completar a carga em casa ou em outras estações de carregamento.

A Electrify America continuará monitorando a eficácia dessa nova política e poderá expandir as restrições para outras áreas conforme necessário. A empresa também está comprometida em educar os motoristas sobre as melhores práticas de carregamento para maximizar a eficiência e garantir que todos possam acessar os terminais de maneira justa.

Fonte: AutoPapo.