Volkswagen Nivus enfrenta reclamações sobre atraso no acelerador: entenda os motivos

O atraso na aceleração do Volkswagen Nivus tem causado desconforto entre os proprietários, mas está diretamente relacionado às normas ambientais que visam reduzir as emissões de poluentes. A montadora ajustou o sistema de aceleração do veículo para garantir o cumprimento das regulamentações futuras, o que impactou também o consumo de combustível. O Proconve L8 promete trazer ainda mais mudanças para o setor automotivo, e a eletrificação das frotas será um caminho inevitável para atingir as metas ambientais.
Publicado em Volkswagen dia 4/09/2024 por Alan Corrêa

O Volkswagen Nivus, popular entre os SUVs compactos, tem sido alvo de queixas por parte dos proprietários devido ao atraso na resposta do acelerador. O chamado “delay” tem gerado incômodos e discussões em fóruns e grupos de redes sociais, onde os usuários procuram soluções e esclarecimentos. A fabricante Volkswagen reconheceu o problema e forneceu explicações para a origem da questão.

Motivos para o atraso no acelerador

Proprietários do Volkswagen Nivus relatam atrasos na resposta do acelerador, causando insatisfação em diversas situações. As mudanças implementadas pela Volkswagen visam atender às novas normas de emissões de poluentes estabelecidas pelo Proconve L8. Entenda os motivos e as soluções para o problema.
Proprietários do Volkswagen Nivus relatam atrasos na resposta do acelerador, causando insatisfação em diversas situações. As mudanças implementadas pela Volkswagen visam atender às novas normas de emissões de poluentes estabelecidas pelo Proconve L8. Entenda os motivos e as soluções para o problema.

O atraso na aceleração do Volkswagen Nivus está ligado à necessidade de adequar o veículo às novas normas de emissões de poluentes do programa Proconve L8, que entrará em vigor nos próximos anos. Para reduzir as emissões, a montadora ajustou o mapa eletrônico do carro, resultando em uma resposta mais lenta do acelerador durante as arrancadas.

Essas modificações visam principalmente reduzir a emissão de gases poluentes, como óxidos de nitrogênio (Nox) e compostos orgânicos não metanos (Nmog), e garantir que o veículo esteja em conformidade com as novas exigências ambientais. O especialista Pedro Scopino explica que, ao suavizar as acelerações, há uma diminuição do consumo de combustível e do desgaste do câmbio automático.

Medidas adotadas pela Volkswagen

A Volkswagen reconhece que o ajuste na resposta do acelerador faz parte de um esforço para atender às exigências do programa Proconve L8 e do Rota 2030. Em nota à Autoesporte, a empresa afirmou que o sistema de aceleração foi calibrado para otimizar tanto o consumo de combustível quanto as emissões de poluentes.

A empresa ressalta que essas mudanças já resultaram em uma queda nas emissões do modelo Nivus. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a emissão de poluentes do SUV caiu de 252 mg/km para 207 mg/km. No entanto, esse ajuste teve um impacto ligeiramente negativo no consumo de combustível.

Impacto no consumo de combustível

Com as novas configurações adotadas para atender ao Proconve L7 e à fase inicial do Proconve L8, o Volkswagen Nivus passou a apresentar uma pequena alteração no consumo de combustível. Antes das mudanças, o modelo fazia 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol, e 12,1 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina. Após a recalibração, os números com etanol permaneceram em 8,3 km/l na cidade, mas caíram para 9,9 km/l na estrada. Com gasolina, houve uma leve queda para 11,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada.

A montadora afirma que esses ajustes são essenciais para garantir que o veículo continue competitivo no mercado, ao mesmo tempo que cumpre as rigorosas regulamentações ambientais que passarão a vigorar nos próximos anos.

Reclamações dos usuários e alternativas sugeridas

Nos fóruns online, os donos do Volkswagen Nivus compartilham suas experiências com o atraso na resposta do acelerador. Alguns proprietários afirmam que o problema gera desconforto, especialmente em situações que exigem uma resposta rápida do veículo. Para tentar minimizar o problema, algumas pessoas sugerem desligar o controle de tração ou ativar o modo Sport, embora essas medidas possam aumentar o consumo de combustível e comprometer a segurança.

Além disso, alguns usuários recorrem à instalação de dispositivos que prometem reduzir o tempo de resposta do acelerador. No entanto, essa prática pode anular a garantia do veículo e não é recomendada pela fabricante.

O que esperar do Proconve L8

A fase L8 do Proconve, equivalente ao programa europeu Euro 6, começará a ser implementada em 2025 e será dividida em três fases. A primeira fase, prevista para o período entre 2025 e 2026, será mais branda em termos de restrições de emissões. A segunda fase, de 2027 a 2028, será mais rígida, e a terceira fase, a partir de 2029, trará exigências ainda mais severas.

A principal mudança do Proconve L8 será a inclusão da média da frota como base de cálculo para as emissões. Isso significa que as montadoras poderão compensar as emissões de veículos mais poluentes com modelos que emitam menos gases, criando um equilíbrio na média geral de emissões da frota.

Como tirar o delay do acelerador do Volkswagen Nivus?

O delay no acelerador é um problema comum em veículos com aceleradores eletrônicos, como o Volkswagen Nivus. Esse atraso entre o momento em que o motorista pressiona o pedal e a resposta do motor pode impactar a dirigibilidade, especialmente em situações que exigem uma reação rápida. Felizmente, existem soluções para minimizar esse problema e melhorar a performance do veículo, mas é importante lembrar que algumas modificações podem fazer com que o carro perca a garantia.

Uma das opções mais populares é a instalação de um módulo eletrônico de resposta de acelerador. Esses dispositivos ajustam a sensibilidade do pedal, diminuindo o tempo de resposta sem alterar o mapeamento original da central eletrônica do veículo. O processo de instalação é simples e reversível, mas, em alguns casos, o uso desse tipo de dispositivo pode resultar na perda da garantia do carro, já que se trata de uma modificação no sistema original.

Outra solução é a reprogramação da central eletrônica do veículo (ECU). Esse procedimento, realizado em oficinas especializadas, altera o mapeamento de diversos parâmetros do motor, incluindo a resposta do acelerador. No entanto, assim como o módulo eletrônico, a reprogramação também pode levar à perda da garantia, uma vez que modifica permanentemente o funcionamento original do carro.

Além dessas alternativas, a manutenção regular também pode influenciar na performance do acelerador. Componentes como filtros de ar sujos ou velas de ignição desgastadas podem contribuir para uma resposta mais lenta do motor. Manter esses itens em boas condições ajuda a otimizar a resposta do acelerador e a performance geral do veículo sem comprometer a garantia.

Fonte: AutoEsporte.