O Volkswagen Tera poderá ser lançado no Brasil em março de 2025, sendo planejado como um dos principais destaques da marca no próximo ano. O modelo nacional de entrada está sendo desenvolvido para disputar espaço no segmento de SUVs compactos e poderá ser fabricado em Taubaté (SP), compartilhando a plataforma MQB-A0 com outros modelos como Polo, T-Cross e Nivus. O Tera também deve ser exportado para outros mercados da América Latina.
O Tera deverá ser oferecido com opções de motorização pensadas para atender diferentes perfis de consumidores. A versão de entrada deve contar com o motor 1.0 aspirado de até 84 cv (etanol) e câmbio manual de cinco marchas. As versões superiores devem ser equipadas com o motor 1.0 turbo flex de até 116 cv, podendo ser combinado com câmbio automático de seis marchas ou manual.
O modelo deverá ter como diferencial seu preço competitivo, sendo posicionado como uma das opções mais acessíveis da categoria no Brasil. Essa estratégia poderia ser semelhante à adotada pela Citroën com o Basalt, que conta com motor 1.0 em versões de entrada.
Quanto ao design, o Tera deverá apresentar características inspiradas em SUVs europeus da Volkswagen. Na dianteira, os faróis de LED serão semelhantes aos do novo Nivus, mas com alterações na assinatura visual. A grade frontal e o para-choque poderão remeter ao Tiguan, enquanto a traseira vai apresentar lanternas em LED unidas por uma barra horizontal sem iluminação, com a placa posicionada no para-choque.
No interior, o Tera deverá seguir o padrão visual da marca, mas com um layout completamente novo. Ainda não foram divulgadas imagens do acabamento interno, mas espera-se um foco em funcionalidade e conforto.
Fonte: Terra e AutoMaisTV.