Como prometido, a Volkswagen apresentou novo competidor no segmento de SUVs compactos. A marca mostrou oficialmente o Tera, um modelo desenvolvido no país e que se posiciona abaixo do Nivus e do T-Cross na linha da marca. O veículo foi revelado durante o carnaval carioca, no Sambódromo do Rio de Janeiro, e chegará ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2025.
Pontos Principais:
O novo SUV da Volkswagen é fabricado na unidade de Taubaté (SP) e busca competir diretamente com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian. Embora os preços exatos não tenham sido anunciados, a Volkswagen promete uma estratégia competitiva para o modelo, que deve se situar na faixa entre R$ 100 mil e R$ 140 mil. O Tera utiliza a plataforma MQB-A0, a mesma de outros veículos da marca, incluindo Polo, Virtus e Nivus.
A identidade visual do Tera segue a nova linguagem global da Volkswagen para SUVs. A dianteira adota uma assinatura luminosa com faróis full-LED e um filete cromado interligando os elementos visuais. A traseira traz lanternas conectadas por uma barra preta, similar à adotada no Nivus e no T-Cross. O modelo também possui detalhes exclusivos, como retrovisores específicos e um vinco lateral que percorre toda a carroceria.
O Volkswagen Tera se posiciona no segmento de SUVs compactos, com dimensões que o aproximam de concorrentes como Fiat Pulse e Renault Kardian. Embora os dados técnicos oficiais ainda não tenham sido divulgados, a expectativa é que o modelo tenha um entre-eixos semelhante ao do Polo, que mede 2.566 mm, e um comprimento próximo de 4.074 mm.
Na parte frontal, o SUV adota uma grande abertura no para-choque com formato colmeia, além de duas entradas de ar laterais. Diferente de alguns modelos da marca, o Tera não possui faróis de neblina. As luzes de circulação diurna utilizam tecnologia LED e apresentam um desenho dividido em dois segmentos acima dos faróis.
A lateral do veículo exibe um design com vincos pronunciados e colunas traseiras largas. Os retrovisores foram desenvolvidos exclusivamente para o modelo, sem reaproveitamento de peças de outros carros da marca. Na traseira, as lanternas seguem a tendência de integração por meio de uma barra escura, adotando filetes de LED na iluminação interna.
O interior do Volkswagen Tera foi inspirado na linha de veículos elétricos ID. da marca. A central multimídia foi posicionada em uma área elevada do painel, e o quadro de instrumentos é 100% digital. O SUV também contará com o sistema VW Play Connect, que oferece conectividade via aplicativo para smartphones.
A cabine do Tera inclui um carregador de celular por indução, iluminação ambiente no painel e materiais com diferentes texturas nos acabamentos. O console central apresenta porta-copos configuráveis e uma saída de ar-condicionado direcionada para a área de carregamento sem fio.
A lista de equipamentos do modelo inclui uma série de assistências à condução, como frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e monitoramento de pontos cegos. O veículo também será equipado com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de câmera de ré.
A Volkswagen ainda não confirmou a motorização do Tera, mas a expectativa é que o modelo utilize o motor 1.0 turbo de três cilindros (170 TSI), já presente no Polo. Esse motor entrega 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, sendo combinado a um câmbio automático de seis marchas.
Além dessa configuração, há a possibilidade de uma versão de entrada com motor 1.0 aspirado, que desenvolve 84 cv e 10,3 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Essa versão deve ser a opção mais acessível do Tera, competindo com modelos de entrada da categoria.
O desempenho do modelo ainda não foi detalhado pela Volkswagen, mas espera-se que ele apresente características similares às de outros veículos da marca que utilizam a mesma motorização. A transmissão automática de seis marchas já é conhecida por oferecer trocas suaves e boa eficiência no consumo de combustível.
O Volkswagen Tera será oferecido em quatro versões, sendo que a configuração mais completa será chamada de Outfit. A versão topo de linha incluirá itens como iluminação full-LED, rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas e um pacote completo de assistências à condução.
Os equipamentos disponíveis no Tera incluem:
Durante a apresentação no Sambódromo do Rio de Janeiro, o modelo foi exibido em três opções de cores: Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico. Outras opções de pintura devem ser disponibilizadas no lançamento oficial.
O Volkswagen Tera será o primeiro modelo da marca no Brasil a incluir “easter eggs”, elementos visuais ocultos que fazem referência a outros veículos da montadora. No vidro traseiro, há ícones do Fusca, Gol e do próprio Tera enfileirados. Além disso, o porta-malas traz a inscrição “Trip Mode On”, como um detalhe adicional de personalização.
A primeira aparição do Tera aconteceu em setembro de 2024, durante o Rock in Rio, quando o modelo ainda estava camuflado e sem nome oficial. Agora, a Volkswagen revela o design completo do SUV e antecipa seu lançamento, previsto para maio de 2025.
Com o novo modelo, a marca pretende ampliar sua participação no segmento de SUVs no Brasil e em outros mercados. O Tera será comercializado em mais de 25 países, reforçando a estratégia global da Volkswagen para essa categoria de veículos.
Fonte: Instagram, Terra, R7, Webmotors e AutoEsporte.