A Volvo Construction Equipment iniciou a fabricação local do caminhão articulado A45G, em Pederneiras-SP, inserindo-o no portfólio de equipamentos nacionalizados. A produção do modelo no Brasil permite acesso ao Finame do BNDES, oferecendo financiamento com taxas de juros competitivas por meio de instituições financeiras, incluindo a Volvo Financial Services. Esse projeto de nacionalização faz parte dos R$ 1,5 bilhão investidos pela Volvo no país entre 2023 e 2025.
Pontos Principais:
A capacidade de carga do A45G é de 41 toneladas, sendo adequado para operações de grande porte em segmentos como mineração e construção. O modelo nacionalizado oferece as mesmas funcionalidades tecnológicas dos caminhões articulados fabricados na Suécia, sede da Volvo. Entre as inovações do A45G está o sistema de pesagem de carga, que visa otimizar a produção ao indicar o peso transportado em cada ciclo.
Para aumentar a segurança, o A45G traz o sistema de piloto automático com controle de velocidade em declives, permitindo que o operador ajuste a velocidade para maior controle nas operações. Este recurso, aliado a dispositivos de segurança para tráfego em áreas com aclives e desníveis, reflete a estratégia “Zero Acidentes” da marca, minimizando riscos de tombamento durante atividades de basculamento.
Outro destaque do modelo é a conectividade por meio do sistema de telemetria Care Track. Essa tecnologia permite o uso do Active Care Direct, um serviço de monitoramento remoto que auxilia na manutenção e produtividade da máquina. Esse suporte tecnológico é um diferencial para aumentar a eficiência das operações.
A fabricação nacional do A45G também impulsiona as exportações. Cerca de 80% dos caminhões articulados produzidos em Pederneiras são destinados aos Estados Unidos, um dos maiores mercados para esse tipo de equipamento. A planta de Pederneiras é um ponto estratégico para a Volvo CE, sendo responsável pela produção de diversos modelos, como pás-carregadeiras e escavadeiras, tanto para o mercado interno quanto para exportação a mercados na América Latina, Europa e Oceania.
“É o maior caminhão articulado fabricado pela Volvo no País”, declara Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. “A máquina agora pode receber o Finame do BNDES, linha de financiamento que tem taxas atrativas e condições de pagamento facilitadas, operada por agentes financeiros como a Volvo Financial Services”, assegura Capato.
Segundo Wladimir Garcia, diretor de operações da Volvo em Pederneiras, o processo de fabricação adota tecnologias avançadas, incluindo robótica de última geração e conceitos da Indústria 4.0. Isso permite que a unidade fabril mantenha o padrão de qualidade global da Volvo e atenda às exigências dos mercados de destino.
“A excelência tecnológica se reflete em nossos processos de manufatura. Utilizamos robôs de última geração, tecnologias da Indústria 4.0 e conceitos de manufatura enxuta. Esses avanços nos permitem manter um processo alinhado aos padrões da matriz e alcançar níveis de qualidade globais”, afirma Wladimir Garcia, diretor de operações da unidade de Pederneiras.
Fonte: Volvo.