Por Carro.Blog.Br

26/12/2022

A história do Ford Fusion no Brasil

Carros sedans de luxo sempre mexeram com o imaginário de pessoas dos mais diversos gostos e idades. Uma combinação de conforto, luxo, potência e um visual extremamente atrativo, a fórmula perfeita para despertar desejos nos consumidores.

Diversos modelos desta categoria que vieram ao Brasil fizeram o seu nome em uma determinada época, mas nenhum deles conseguiu o estrondoso sucesso que o Ford Fusion conseguiu.

Com sua produção marcada para o final do ano, em 15 anos de produção mundial e 13 no Brasil, o Fusion foi desejo de muitos e também ajudou a alavancar este mercado, que até então era bem discreto.

Foi então que em 2006, o primeiro Ford Fusion chegou em solo brasileiro.

Com um design que chamava muita atenção à época (até hoje ainda é um veículo chamativo) com linhas bem sóbrias e definidas, casando bem com a proposta do veículo, rapidamente virou o centro das atenções do mundo automotivo brasileiro.

Mas as marcas rivais não ficariam de braços atados vendo o sucesso do Fusion, sendo que a chegada da primeira geração do Hyundai Azera com motor V6 mexeu bastante com o mercado, fazendo com que o Fusion precisasse se reinventar para retomar a liderança.

Foi então que em 2009 a Ford anunciou um facelift no Fusion, mudando algumas características estéticas como a grade frontal, os faróis e as lanternas traseiras. Outros itens passaram a integrar o Fusion como o ar condicionado dual-zone, controle de tração e estabilidade além do sistema de entretenimento Ford Sync, a central multimídia que a Ford utiliza até hoje.

Mas as principais mudanças foram na questão da motorização. Agora, o modelo contava com um motor 2.5 de 173 cv e 22,9 kgfm de torque e um novíssimo 3.0 V6 de 243 cv e 30,8 kgfm de torque para poder competir com o Azera.

Outra motorização que ficou conhecida foi o motor 2.5 híbrido, sendo então o primeiro carro da categoria no Brasil a trazer tal tecnologia.

Com o modelo já tendo passado por uma leve mudança, a Ford decidiu inovar radicalmente e lançar em 2013 a segunda geração do Fusion, afinal, a nova geração do Azera representava muito perigo para as vendas da Ford visto o visual bem arrojado.

Mas nem tudo eram flores no caminho do Fusion. Por conta de ser um veículo mais em conta do que os concorrentes, seu preço começou a debandar, fazendo com que a desvalorização do mesmo fosse absurdamente alta. Outro fator que pesou foi justamente a onda de SUVS que está assolando não apenas o Brasil, como também o mundo.