Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Solução da montadora é boa, mas depende de manutenção correta.
08/04/2025
A Chevrolet adotou correia dentada banhada a óleo nos motores 1.0 e 1.2 turbo de Onix, Tracker e Montana, prometendo durabilidade superior de até 240 mil km sob uso adequado.
Relatos de falhas precoces contrariaram as projeções da GM, levantando dúvidas sobre a eficácia do componente e gerando insatisfação entre consumidores brasileiros.
Para mitigar o desgaste da imagem e restaurar a confiança, a GM implementou uma garantia sem prazo limite, desde que o plano de manutenção seja seguido à risca.
A cobertura vitalícia, porém, exige histórico de revisões comprovado, incluindo troca de óleo com o lubrificante correto e uso exclusivo de peças originais recomendadas.
A montadora atribui os problemas ao uso de óleo inadequado, alegando que apenas o fluido homologado preserva a integridade da correia e evita falhas mecânicas.
O procedimento de troca da correia exige ferramentas específicas, conhecimento técnico e atenção à direção de montagem, para evitar falhas de sincronismo no motor.
A GM também destaca a importância dos testes pós-montagem, com verificação manual do sincronismo e checagem de ruídos, como garantia do correto funcionamento.
A decisão da Chevrolet expõe a complexidade das tecnologias atuais e reforça que durabilidade depende do cumprimento rigoroso das recomendações de fábrica.