Como a Chevrolet “resolveu” o problema da correia dentada banhada a óleo

A GM enfrentou reclamações sobre a durabilidade da correia dentada banhada a óleo nos motores 1.0 e 1.2 do Onix, Tracker e Montana. Apesar da promessa de 240 mil km, houve falhas precoces. Para solucionar, a marca ofereceu garantia sem limite de tempo, desde que o plano de manutenção seja seguido rigorosamente.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 29/12/2024

Os modelos Chevrolet Onix, Tracker e Montana, com motores de três cilindros de 1.0 e 1.2, utilizam uma tecnologia em que o comando de válvulas é acionado por uma correia dentada banhada a óleo. A promessa inicial era de que esse componente teria uma vida útil de 240 mil km, oferecendo maior durabilidade em comparação com sistemas de outros fabricantes. Contudo, proprietários apontaram que os problemas surgiam antes dessa marca.

Pontos Principais:

  • Modelos Onix, Tracker e Montana utilizam correias dentadas banhadas a óleo.
  • A durabilidade prometida inicialmente era de 240 mil km.
  • Usuários relataram falhas precoces no componente.
  • GM implementou garantia sem limite de tempo, condicionada à manutenção adequada.

Devido às reclamações, a GM tomou medidas para atender às preocupações dos consumidores. Uma das iniciativas foi oferecer uma garantia sem limite de tempo especificamente para as correias dentadas. No entanto, a montadora estabeleceu a exigência de que os veículos sejam submetidos ao plano de manutenção oficial descrito no manual do proprietário.

A GM enfrentou críticas sobre a durabilidade da correia dentada banhada a óleo nos motores 1.0 e 1.2 de Onix, Tracker e Montana, projetada para durar até 240 mil km.
A GM enfrentou críticas sobre a durabilidade da correia dentada banhada a óleo nos motores 1.0 e 1.2 de Onix, Tracker e Montana, projetada para durar até 240 mil km.

A montadora argumenta que o problema estaria relacionado ao uso inadequado de lubrificantes. Como a correia é banhada a óleo, é necessário utilizar exclusivamente o lubrificante recomendado pela GM para evitar comprometimentos na sua vida útil.

A garantia ampliada tem como objetivo trazer segurança aos consumidores que enfrentaram o problema. Para usufruir do benefício, os proprietários precisam apresentar histórico de manutenção em conformidade com as orientações da fábrica. O cumprimento dessas regras é essencial para assegurar que o veículo esteja em condições ideais de funcionamento.

O plano de manutenção inclui, entre outras ações, a troca periódica do óleo e o uso de peças originais. A GM reforça que qualquer alteração fora dessas especificações pode resultar na perda do benefício da garantia.

A adoção da garantia é uma tentativa da fabricante de equilibrar a relação com os clientes, que apontaram falhas no atendimento às expectativas geradas pela promessa inicial de durabilidade do componente. A comunicação clara sobre o plano de manutenção também visa evitar futuros problemas.

A correia dentada banhada a óleo é uma tecnologia que exige cuidados específicos para funcionar corretamente. A GM afirma que, seguindo as orientações de manutenção, a vida útil do componente pode alcançar o prometido. A polêmica destaca a importância de seguir as instruções do fabricante para evitar custos inesperados.

Troca da correia banhada a óleo do motor Ecotec 1.0 Turbo: guia detalhado

A troca da correia banhada a óleo no motor Ecotec 1.0 Turbo é um procedimento que exige atenção a detalhes técnicos e uso de ferramentas específicas. O motor, presente no Chevrolet Ônix Turbo, conta com tecnologia avançada e requer cuidados especiais para evitar danos aos componentes internos. Este guia detalha desde a preparação inicial até a remontagem, incluindo dicas sobre lubrificação e torque.

A desmontagem começa desconectando a bateria, retirando conectores elétricos, bobinas e o motor de partida, além de liberar espaço removendo o coletor de admissão. A sincronização do motor é realizada com ferramentas adequadas, como o travador da cremalheira e alinhadores dos comandos de válvulas. Após a retirada da correia antiga, analisa-se seu estado para identificar sinais de desgaste, como material desprendido.

Na montagem, a nova correia deve ser instalada com cuidado para respeitar a direção correta, caso haja indicação, e tensionada conforme especificações do fabricante. O uso do lubrificante correto é essencial para evitar a deterioração da correia e preservar o bom funcionamento de outros componentes, como a bomba de vácuo e o variador de fase. Após a montagem, o motor deve ser girado manualmente para verificar o sincronismo.

Concluir o processo exige remontar todos os componentes na ordem inversa à desmontagem, garantindo que conectores e mangueiras estejam bem fixados. Testes finais com o motor ligado são importantes para confirmar que não há ruídos ou falhas. Seguir as orientações do manual do fabricante e respeitar os intervalos de manutenção são fundamentais para a durabilidade do sistema.

Fonte: AutoPapo, QuatroRodas, OMecanico e ReclameAqui (1 e 2)