Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
10/06/2024
A Placa Mercosul pode sofrer mudanças. Um projeto de lei do senador Esperidião Amin busca retomar a exibição da cidade e do estado nas placas veiculares.
A proposta foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça. A justificativa é que a retirada dessas informações dificultou a identificação.
Esperidião Amin argumenta que a identificação da origem dos veículos é importante em situações como infrações de trânsito, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao veículo.
Além disso, a identificação da cidade na placa do veículo pode ajudar os moradores locais a perceber que um visitante pode enfrentar dificuldades no tráfego em uma cidade que não é a sua.
Para que o projeto de lei se torne realidade, ele ainda precisa ser aprovado pelo plenário do Senado, tramitar na Câmara dos Deputados e ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Placa Mercosul substituiu o modelo anterior que informava a cidade e o estado de registro do veículo. Ela foi criada para dificultar falsificações e padronizar as placas nos países do Mercosul.
Um aplicativo oficial do governo federal, chamado Sinesp Cidadão, fornece a informação da cidade de origem e a situação de regularidade do automóvel, mesmo sem essa informação na placa.