Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa

14/06/2024

Descubra a Nova Toyota Hilux que não usa gasolina

A Toyota está testando dez protótipos da Hilux movida a hidrogênio. Desenvolvida na Inglaterra, a caminhonete não usa combustíveis fósseis nem eletricidade, visando um futuro sem carbono.

Cinco dos protótipos passam por testes rigorosos para avaliar segurança, desempenho e durabilidade. Os outros cinco serão exibidos em eventos, incluindo os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A Hilux a hidrogênio mantém design semelhante à versão a combustão com cabine estendida, medindo 5,32 metros de comprimento. Seu sistema de alimentação usa 330 células de eletrólito de polímero.

Os tanques de hidrogênio de alta pressão, integrados ao chassi, têm capacidade de 7,8 kg cada. Esses tanques fornecem energia a uma bateria de íons de lítio que alimenta o motor elétrico.

O motor elétrico no eixo traseiro da Hilux desenvolve até 182 cv e 30 kgfm de torque, operando sem emitir poluentes. A autonomia é de até 600 km, produzindo apenas água como subproduto.

A nova tecnologia de células de combustível aumenta a capacidade de reboque e carga útil da caminhonete em comparação com versões totalmente elétricas, tornando-a mais versátil.