Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
03/07/2024
O governo do Rio Grande do Sul anunciou a devolução do IPVA 2024 para proprietários de carros que sofreram perda total nas enchentes. O reembolso é proporcional aos meses não utilizados.
Para solicitar a devolução do IPVA, é necessário dar baixa no veículo no Detran. Esse procedimento é obrigatório e garante que o carro não está mais em circulação.
Não é necessário quitar multas ou outras dívidas do veículo para realizar a baixa. Essas pendências serão vinculadas ao CPF ou CNPJ do proprietário registrado no veículo.
Após a baixa no Detran, o proprietário deve levar o veículo a um dos Centros de Desmanches de Veículos (CDVs) credenciados no Rio Grande do Sul para concluir os procedimentos legais.
Como alternativa, o proprietário pode procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) para comunicar a baixa, apresentando a documentação exigida para formalizar o processo.
Mesmo proprietários que ainda não quitaram o IPVA podem solicitar a devolução, seguindo os procedimentos corretos e apresentando os documentos. A devolução visa minimizar os impactos financeiros.