Por Carro.Blog.Br

26/11/2022

Entenda o que é facelift e como  ele é feito

Cada vez mais os carros duram cada vez menos. O tempo médio de vida de um carro hoje não passa muito dos 7 ou 8 anos, pelo menos na maioria dos casos, sobretudo no que diz respeito ao design.

Depois de uns anos aquele efeito de “novidade” se perde e a impressão é de um carro velho e ultrapassado.

O facelift é feito pelas próprias fabricantes, quando um modelo já está começando a ficar ultrapassado, mas querem mantê-lo no mercado por mais algum tempo.

Assim, pequenas alterações nos para-choques dianteiros ou traseiros, um aerofólio, um adesivo esportivo ou aventureiro nas laterais, tudo pode contribuir para essa renovação.

Neste caso não se trata de uma nova geração, nem mesmo de uma nova linha, apenas um toque especial no visual. Não há mudanças mecânicas também, apenas estéticas e, de alguma forma, superficiais.

Em alguns casos as mudanças podem chegar a ser um pouco mais profundas, envolvendo o departamento de tecnologia, como por exemplo quando os faróis são substituídos por outros com design atualizado, mas que trazem também benefícios tecnológicos que ajudam no desempenho de sua função, como um novo sistema de lâmpadas.