Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
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13/04/2025
Carro.Blog.Br
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McMurtry desenvolveu uma estrutura metálica giratória em sua sede no Reino Unido para testar a capacidade do Spéirling de rodar invertido com ajuda do sistema de downforce por ventilação ativa.
Com o carro parado, os ventiladores foram acionados a 23.000 rpm, gerando força descendente equivalente a 2.000 kg, o dobro do peso do Spéirling, que pesa cerca de 1.000 kg e tem tração elétrica.
A plataforma foi rotacionada lentamente, deixando o carro de cabeça para baixo. Mesmo invertido, o hipercarro permaneceu aderido à superfície metálica sem auxílio mecânico adicional.
Após a inversão completa, o Spéirling foi conduzido por alguns metros em linha reta, provando que o sistema Downforce-on-Demand da McMurtry é capaz de manter estabilidade em qualquer posição.
A demonstração foi conduzida com segurança pelo cofundador da marca, Thomas Yates, e representa uma evolução no uso de downforce artificial em hipercarros voltados ao uso em pista.
O modelo que realizou o teste deu origem ao Spéirling PURE, que será vendido em série limitada a apenas 100 unidades, com motorização elétrica de 1.000 cv e foco exclusivo em desempenho.
A experiência reforça que, mesmo sem uso prático imediato, o avanço na tecnologia aerodinâmica pode abrir caminhos para novos formatos de condução e soluções para controle em alta velocidade.