23/09/2024
Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
O Laboratório de Engenharia da Ford, inaugurado em 1924 em Dearborn, foi palco de grandes inovações, como o Modelo A e o motor V8. O prédio é um marco importante da história da Ford.
Projetado por Albert Kahn, o prédio impressiona com seus 365 metros de comprimento e 62 metros de largura. Com grandes janelas, foi projetado para aproveitar a luz natural no ambiente.
Em 1954, o Laboratório de Engenharia da Ford passou por uma expansão de 47.500 metros quadrados. Essa ampliação foi parte de um grande investimento da empresa em pesquisa e desenvolvimento.
Henry Ford mantinha escritórios em diversos prédios, mas o Laboratório de Engenharia era o seu favorito. Conhecido como sua "Caixa de Brinquedos", ali ele guardava artefatos e objetos pessoais.
Uma curiosidade é que o prédio tinha um salão de dança para que os executivos da Ford pudessem praticar quadrilha. Além disso, um grande cofre guardava a folha de pagamento nos primeiros anos.
Hoje, além de abrigar parte da equipe de engenharia da Ford, o prédio guarda a coleção de arquivos históricos da empresa, mantendo viva a memória das inovações que moldaram a indústria automotiva.