A BMW R 1300 GS Adventure foi lançada na Europa com um motor boxer bicilíndrico redesenhado, mais compacto e eficiente, gerando 145 cv a 7.750 rpm e 149 Nm de torque a 6.500 rpm.
O chassi de chapa metálica de aço foi otimizado para maior rigidez e melhor instalação dos componentes. A estrutura traseira de treliça de alumínio substitui a construção tubular de aço.
A suspensão dinâmica eletrônica se ajusta automaticamente às condições do terreno, proporcionando uma pilotagem segura e confortável em qualquer superfície, independentemente do tipo de terreno.
O controle de altura adaptável ajusta a altura do veículo automaticamente, aumentando o conforto e a segurança durante a pilotagem, especialmente em baixas velocidades e quando parado.
A R 1300 GS Adventure oferece modos de condução 'Eco', 'Rain', 'Road' e 'Enduro', permitindo ajustes para diferentes condições de terreno e clima, aprimorando a pilotagem off-road.
O Assistente de Mudança Automatizado (ASA) facilita a troca de marchas e o uso da embreagem, automatizando esses processos e tornando a pilotagem mais simples, especialmente em viagens longas.