A Nova Era da Aventura: BMW R 1300 GS Adventure é Lançada na Europa

A BMW R 1300 GS Adventure redefine o turismo de longa distância com um motor boxer bicilíndrico redesenhado, tecnologias avançadas e um chassi otimizado. Projetada para enfrentar qualquer terreno, a nova R 1300 GS Adventure promete melhorar a experiência de viagem com inovações em desempenho, conforto e segurança.
Publicado em Motos dia 9/07/2024 por Alan Corrêa

A BMW Motorrad lançou a nova R 1300 GS Adventure na Europa, trazendo mudanças significativas para o mercado de motocicletas de aventura. O motor boxer bicilíndrico, uma marca registrada da BMW, foi redesenhado para ser mais compacto e eficiente. Este novo design inclui uma transmissão posicionada sob o motor e um novo arranjo do acionamento do came.

O novo motor gera 145 cv a 7.750 rpm, oferecendo um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. Estas especificações garantem uma performance sólida, adequada para diversos tipos de terreno e condições de viagem. A compactação do motor também contribui para uma melhor distribuição de peso e manuseio da motocicleta.

A reengenharia do motor foi feita com foco na eficiência energética e na durabilidade, dois aspectos cruciais para motocicletas de longa distância. O novo design promete não apenas manter, mas melhorar a reputação da BMW GS Adventure como líder no segmento de aventuras.

Chassi e Suspensão

A BMW R 1300 GS Adventure foi lançada na Europa com um motor boxer bicilíndrico redesenhado, mais compacto e eficiente, gerando 145 cv a 7.750 rpm e 149 Nm de torque a 6.500 rpm.
A BMW R 1300 GS Adventure foi lançada na Europa com um motor boxer bicilíndrico redesenhado, mais compacto e eficiente, gerando 145 cv a 7.750 rpm e 149 Nm de torque a 6.500 rpm.

A nova estrutura principal de chapa metálica feita de aço oferece maior rigidez em comparação ao modelo anterior. Esta estrutura otimizada permite uma instalação mais eficiente dos componentes, garantindo uma motocicleta mais robusta. A rigidez aprimorada do chassi contribui para uma melhor estabilidade e controle durante a pilotagem.

A estrutura traseira de treliça de alumínio é outra novidade da R 1300 GS Adventure. Feita de tubos de alumínio e peças forjadas, esta nova estrutura substitui a construção tubular de aço anterior. Esta mudança resulta em uma redução de peso, sem comprometer a resistência e a durabilidade da motocicleta.

A suspensão dinâmica eletrônica é um dos destaques tecnológicos deste modelo. Esta suspensão se ajusta automaticamente às condições do terreno, oferecendo uma pilotagem segura e agradável. Este sistema é particularmente útil em terrenos variados, onde a adaptação rápida pode fazer uma diferença significativa na experiência do motociclista.

Tecnologia Avançada

O chassi de chapa metálica de aço foi otimizado para maior rigidez e melhor instalação dos componentes. A estrutura traseira de treliça de alumínio substitui a construção tubular de aço.
O chassi de chapa metálica de aço foi otimizado para maior rigidez e melhor instalação dos componentes. A estrutura traseira de treliça de alumínio substitui a construção tubular de aço.

A BMW R 1300 GS Adventure vem equipada com uma série de inovações tecnológicas que visam melhorar a experiência de pilotagem. O controle de altura adaptável ajusta automaticamente a altura do veículo, proporcionando conforto e segurança em diferentes condições de pilotagem. Este sistema reduz a altura em 30 mm quando parado e em baixas velocidades.

Os modos de condução ‘Eco’, ‘Rain’, ‘Road’ e o novo ‘Enduro’ permitem que o motociclista ajuste as configurações da motocicleta para diferentes tipos de terreno e condições climáticas. O modo ‘Enduro’ é particularmente útil para pilotagem off-road, oferecendo uma configuração específica para este tipo de uso.

O Assistente de Mudança Automatizado (ASA) é outra inovação importante. Este sistema automatiza a embreagem e a troca de marchas, facilitando a pilotagem sem sacrificar a dinâmica das mudanças manuais. Esta funcionalidade opcional promete simplificar a experiência de pilotagem, especialmente em viagens longas.

Segurança e Assistência ao Piloto

A suspensão dinâmica eletrônica se ajusta automaticamente às condições do terreno, proporcionando uma pilotagem segura e confortável em qualquer superfície, independentemente do tipo de terreno.
A suspensão dinâmica eletrônica se ajusta automaticamente às condições do terreno, proporcionando uma pilotagem segura e confortável em qualquer superfície, independentemente do tipo de terreno.

A segurança é um aspecto central no design da nova R 1300 GS Adventure. O Controle de Cruzeiro Dinâmico (DCC) com função de frenagem de série é uma das muitas funcionalidades incluídas para aumentar a segurança do piloto. Este sistema permite que o piloto mantenha uma velocidade constante e segura, ajustando automaticamente em situações de tráfego.

O Assistente de Pilotagem oferece várias funções opcionais, como o Controle de Cruzeiro Ativo (ACC), Aviso de Colisão Frontal (FCW) e Aviso de Mudança de Faixa. Estas funcionalidades ajudam a prevenir acidentes e a manter o piloto ciente das condições ao redor.

Uma novidade no modelo é o Aviso de Colisão Traseira (RECW), que sinaliza uma colisão traseira iminente para o tráfego seguinte, piscando as luzes de advertência de perigo com uma frequência mais alta. Este sistema é especialmente útil em situações de tráfego intenso, onde a visibilidade pode ser limitada.

Design e Funcionalidade

O controle de altura adaptável ajusta a altura do veículo automaticamente, aumentando o conforto e a segurança durante a pilotagem, especialmente em baixas velocidades e quando parado.
O controle de altura adaptável ajusta a altura do veículo automaticamente, aumentando o conforto e a segurança durante a pilotagem, especialmente em baixas velocidades e quando parado.

O design da nova BMW R 1300 GS Adventure é diferenciado pelo tanque de combustível de alumínio de 30 litros. Este tanque oferece uma autonomia significativa para longas viagens, reduzindo a necessidade de paradas frequentes para reabastecimento. Além disso, o tanque permite a fixação de diversos itens para facilitar o transporte de bolsas e bagagens.

A BMW Motorrad oferece uma gama de acessórios para personalizar a R 1300 GS Adventure, garantindo que os motociclistas possam adaptar a motocicleta às suas necessidades específicas. Estes acessórios estão disponíveis nas concessionárias BMW Motorrad, oferecendo opções de armazenamento e proteção adicionais.

O novo design não apenas melhora a funcionalidade, mas também contribui para uma estética moderna e robusta, adequada para uma motocicleta de aventura. A combinação de inovação tecnológica e design funcional faz da R 1300 GS Adventure uma escolha atraente para motociclistas que procuram desempenho e versatilidade.

A R 1300 GS Adventure oferece modos de condução 'Eco', 'Rain', 'Road' e 'Enduro', permitindo ajustes para diferentes condições de terreno e clima, aprimorando a pilotagem off-road.
A R 1300 GS Adventure oferece modos de condução ‘Eco’, ‘Rain’, ‘Road’ e ‘Enduro’, permitindo ajustes para diferentes condições de terreno e clima, aprimorando a pilotagem off-road.

Fonte: BMW.