Carros

Por Carro.Blog.Br

28/10/2022

Entenda para que serve o turbo do seu carro.

Antigamente, quando se falava em carro com motor turbo a gente pensava que o veículo seria quase capaz de voar. Hoje, grande parcela dos carros possuem um motor turbo. Todo mundo quer um carro assim, mas às vezes nem sabemos o motivo.

O que é um motor turbo? Como funciona o turbo? Quais as vantagens de ter um carro com esse tipo de motor? Enfim, são muitas questões que é interessante a gente conhecer, para tirar todo proveito desse grande avanço tecnológico da indústria automobilística.

Hoje a maior parte das pessoas só quer carro com motor turbo, mas precisamos saber antes o que é um turbo. Para entender melhor o motor turbo, vamos primeiro entender como funciona o motor aspirado.

O nome aspirado vem justamente porque o sistema aspira o ar atmosférico natural, o mesmo que temos ao nosso redor. Essa pressão é de aproximadamente 1Bar ou 1kg. Dessa maneira, o motor não precisa de um compressor para “puxar” o ar.

Já o motor turbo, trabalha com um compressor que comprime o ar antes de entrar no motor, injetando-o depois de comprimido e gerando maior pressão dentro do motor. Como a densidade desse ar é maior, o motor ganha em potência. Mas também é preciso aumentar o combustível em conjunto.

O funcionamento do turbocompressor é relativamente simples. Os gases de escape que são expelidos pelo motor passam por dentro do turbocompressor, que fica na parte traseira do motor (via de regra) que é chamado de carcaça quente, por causa da temperatura dos gases.

Quando os gases passam pela turbina, eles acionam o rotor, e através de um eixo no centro, o compressor é acionado. O compressor, por sua vez, vai succionar o ar ambiente e vai comprimi-lo e enviar para dentro do motor.

Vemos que é um melhor aproveitamento dos gases que são gerados, e que seriam desperdiçados se não tivesse o turbo compressor.

O primeiro componente é a carcaça quente, que recebe os gases que saem do motor. Depois dela vem um rotor e um eixo, que são acionados ou impulsionados pelos gases que vêm do motor e que passam pela carcaça quente.

Depois tem a carcaça fria com um outro rotor. Essa carcaça fria succiona o e comprime o ar ambiente e envia para o motor.

O que chamamos de turbina é a carcaça quente e o que chamamos de compressor é a carcaça fria.