Carros
Por Carro.Blog.Br
26/06/2022
Encontro marca a tradição da Volkswagen em modelos esportivos no Brasil, trazendo a primeira experiência de pista com o Novo Jetta GLI
O melhor Jetta de todos os tempos chegou em maio com motor 350 TSI, agora gerando 231 cv e 35,7 kgfm de torque.
A nova transmissão, automática de dupla embreagem DSG® de sete marchas (DQ381), trouxe um escalonamento ainda melhor das marchas, graças a sétima marcha, trabalhando em rotações menores em velocidades de cruzeiro.
Com o novo powertrain, o sedã atinge os 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 249 km/h.
"O Jetta GLI é atualmente o carro mais rápido da Volkswagen no Brasil. Com este lançamento, pretendemos dar continuidade à nossa vasta história e vocação envolvendo modelos esportivos. Apesar de ser um modelo que já está no mercado há bastante tempo, o Jetta continua a surpreender a todos a cada nova versão e atualização”, disse Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil.
Andando na pista, o GLI soma a capacidade do motor com habilidades exclusivas. Além do conjunto inédito, o diferencial com controle eletrônico de escorregamento (eLSD) entra em ação entregando uma dirigibilidade mais precisa e com maior velocidade em curvas.
O sistema, que funciona com uma embreagem multidisco no eixo dianteiro, distribui o torque entre as rodas, atuando no limite do escorregamento e permitindo uma melhora no comportamento dinâmico do carro.
O Novo Jetta GLI chegou para completar a linha de esportivos atuais da VW. Ao lado do sedã estão Polo e Virtus GTS, que marcaram o retorno da lendária sigla de esportivos da marca. Ambos estão equipados com motor 250 TSI (1.4-litro), Total Flex, que produz 150 cv de potência e 25 kgfm de torque.
Ambos os modelos entregam desempenho fora de série. O Polo GTS, por exemplo, completa o 0-100 km/h em 8,4 segundos e alcança a velocidade máxima de 207 km/h. São equipados também com novos bancos esportivos, rodas de 18 polegadas, os mesmos modos de condução que acompanham o GLI.
A entrega de performance de modelos da VW não começou com a linha que vemos hoje. Desde os anos 60, a marca carrega em seu portfólio esportivos, como Karmann-Ghia e, nos anos 70, modelos como SP1, SP2, Super Fuscão, Passat TS, entre outros.