15/09/2024
Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
As locadoras de veículos estão reavaliando a aquisição de carros elétricos devido à forte desvalorização desses modelos, resultando em perdas financeiras e baixa demanda no mercado brasileiro.
Localiza e Movida, líderes no setor de locação, enfrentaram grande depreciação nos veículos elétricos adquiridos há três anos. A desvalorização atingiu até 45%, afetando a competitividade no mercado.
A concorrência chinesa com veículos elétricos mais acessíveis trouxe dificuldades para as locadoras, que agora precisam reduzir as compras de modelos mais caros e reavaliar suas estratégias.
Apesar do aumento de 90% nas vendas de carros eletrificados no Brasil em 2024, o mercado ainda é considerado um nicho, com os modelos a combustão dominando as vendas no país.
Os consumidores também sentem o impacto da desvalorização. Alguns donos de veículos elétricos enfrentaram perdas significativas ao tentar revender seus carros após poucos anos de uso.
Marcas chinesas como BYD e GWM prometem movimentar o setor com a produção local de elétricos. A recompra de seminovos a preços competitivos é uma estratégia para mitigar a desvalorização.