Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Guia De Usados: Problemas comuns do SUV Ford EcoSport.
19/02/2025
O Ford EcoSport, lançado em 2004, popularizou os SUVs compactos no Brasil. Com o tempo, ganhou reclamações, especialmente sobre o câmbio Powershift e o motor 1.5 de três cilindros.
O câmbio Powershift, de dupla embreagem, gerou críticas por superaquecimento e falhas. Muitos motoristas enfrentaram mensagens de erro no painel e custos elevados para reparos fora da garantia.
Além do câmbio, o motor 1.5 tricilíndrico teve problemas com a correia dentada, que se rompia antes do esperado. Isso gerava perda de potência e custos de manutenção acima do previsto.
A correia dentada do EcoSport deveria durar 160 mil km, mas muitos donos relataram falhas antes dos 60 mil km. O problema causava avarias graves e nem sempre era coberto pela garantia.
A Ford respondeu às críticas oferecendo atendimentos individuais, incluindo reparos em cortesia. Apesar disso, muitos consumidores precisaram acionar a Justiça para conseguir indenizações.
Os defeitos mecânicos desvalorizaram o EcoSport no mercado de usados. Compradores evitam o modelo por conta do histórico de falhas, preferindo opções com manutenção mais previsível.
Os preços do EcoSport variam conforme o ano e a versão. Modelos mais antigos podem custar R$ 40 mil, enquanto os mais recentes ultrapassam R$ 85 mil, mas exigem cautela na compra.