Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Como a Chevrolet “resolveu” o problema da correia dentada banhada a óleo.
13/04/2025
A correia banhada a óleo está nos Onix e Onix Plus com motor 1.0 turbo ou 1.2 aspirado, fabricados de 2019 a 2025. Modelos 1.0 aspirado usam correia dentada comum.
A promessa de 240 mil km para a correia banhada a óleo segue válida, mas falhas surgiram em casos de manutenção incorreta ou uso de lubrificante inadequado.
Modelos como Onix, Tracker e Montana passaram a enfrentar queixas recorrentes. As correias, vendidas como solução definitiva, mostraram-se vulneráveis antes do previsto.
Para conter o problema, a GM criou uma garantia sem limite de tempo, atrelada ao cumprimento rigoroso do plano de manutenção oficial.
A estratégia transfere parte da responsabilidade para o proprietário, que deve usar óleo lubrificante homologado e realizar manutenções dentro dos prazos estipulados.
Segundo a GM, falhas decorrem do uso de óleos inadequados. Como a correia é imersa em lubrificante, qualquer desvio nos padrões compromete sua integridade.
O reparo da correia exige precisão técnica. A desmontagem completa do motor, a verificação do sincronismo e a montagem com torque específico são etapas críticas.
A situação expõe o desafio das montadoras em equilibrar inovação mecânica com a imprevisibilidade do uso cotidiano, onde variáveis reais desafiam as projeções teóricas.