Por Carro.Blog.Br

28/01/2023

Simca Chambord a venda ainda é paixão nacional

A Simca Chambord marcou a história do automobilismo no Brasil, como um carro emblemático de aparência imponente e refinada, mas que não convenceu por falta de motorização.

Talvez, este último aspecto, o problema com o motor, pode ter sido o ponto que faltou para a linha Simca ter sido um sucesso de vendas durante muitas décadas.

Do contrário, como explicar que o antigo modelo francês ainda hoje é paixão de muitos, e frequentemente utilizado como carro de noivas?

O conforto era notável para até seis pessoas, com bastante espaço interno e um porta-malas com capacidade de 500 litros.

Contudo, a bela e imponente aparência, aliada a classe interior, não era acompanhada por um motor a altura. O fraco e antiquado motor V-8 não era suficiente para suportar o pesado Simca, deixando o desempenho a desejar.

Mesmo assim, o Chambord fazia de 0 a 100 km/h em 26,7 segundos e tinha velocidade máxima de 135 km/h, desempenho não tão aquém para época.

O que era inadmissível, ainda por razões de contenção de gastos, era retirada da válvula termostática, que resultou em uma demora de mais de 5 minutos para o arrefecimento do motor.