Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
15/12/2024
Tarumã, 1979: a primeira corrida da Stock Car marcou o início da "era Sedan", com o Chevrolet Opala como protagonista e símbolo de uma nova era no automobilismo brasileiro.
O lendário Chevrolet Opala permanece vivo na memória dos apaixonados por automobilismo, sendo o marco inicial da Stock Car e representando uma era de grandes corridas no Brasil.
Carros icônicos, como o Opala e o Omega, moldaram a trajetória da Stock Car na "era Sedan", estabelecendo a categoria como referência no automobilismo brasileiro.
Ao longo de 45 anos, a Stock Car se reinventou com mudanças nos modelos e tecnologias, mantendo-se como uma das principais competições do esporte a motor nacional.
Em 2005, a Stock Car tornou-se multimarcas, promovendo maior diversidade no grid e elevando a competitividade com modelos como Lancer, Bora e os Peugeot 307 e 408.
O JL-G09 foi introduzido na Stock Car em 2009, trazendo avanços aerodinâmicos e de segurança, alinhando a categoria aos padrões internacionais de engenharia automobilística.
Na década de 2010, o embate entre Peugeot e Chevrolet marcou uma era de intensa rivalidade e disputas emocionantes, consolidando a diversidade e o alto nível da competição.
A partir de 2025, a Stock Car entrará na "era SUV", trazendo modelos como Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross e Mitsubishi Eclipse Cross para revolucionar a competição.
A nova geração de SUVs promete ser um divisor de águas no automobilismo brasileiro, alinhando a Stock Car às tendências do mercado e ao futuro do esporte.
Com Chevrolet, Toyota e Mitsubishi no grid, a "era SUV" da Stock Car começa em 2025, refletindo inovação e o alinhamento com a evolução do mercado automotivo.