Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
SP concede isenção de IPVA só para Toyota Corolla e Corolla Cross.
02/01/2025
O governo de São Paulo alterou as regras do IPVA, limitando a isenção apenas a híbridos flex com motores de 40 kW e tensão mínima de 150 V, favorecendo modelos da Toyota.
A nova portaria exclui híbridos leves com sistemas de 12V e 48V, como os modelos da Fiat e Caoa Chery, além de futuros lançamentos de outras marcas planejados para 2025.
Apenas Toyota Corolla, Corolla Cross e o futuro Yaris Cross atendem às exigências da isenção de IPVA, que inclui potência e tensão específicas, além do limite de preço de R$ 250 mil.
Modelos da BYD, GWM e GAC podem se enquadrar no benefício futuramente, mas ainda enfrentam desafios com o limite de preço e necessidade de adaptação à produção nacional.
A isenção do IPVA será válida apenas entre 2025 e 2026. Após esse período, alíquotas serão reajustadas gradualmente, chegando a 4% para híbridos em 2030.
O limite de preço de R$ 250 mil dificulta a inclusão de híbridos mais caros no benefício, colocando modelos populares e acessíveis como principais candidatos à isenção.
A decisão do governo paulista prioriza tecnologias híbridas flex com etanol, promovendo o uso de combustíveis renováveis, mas limita a competitividade de marcas estrangeiras no estado.
As novas regras são vistas como incentivo ao etanol e tecnologia avançada, mas concentram benefícios na Toyota, excluindo a maioria dos híbridos disponíveis no mercado atualmente.