Carros
Por Carro.Blog.Br
27/10/2022
Popularmente conhecido como “remap”, a reprogramação da ECU (Engine control unit) de um veículo, tem como característica fazer alteração do software original no módulo de injeção (ECU).
Onde estão presentes todas as rotinas necessárias para o funcionamento de um motor, sendo elas: mistura de combustível, pressão de turbina em diversas situações, ponto de ignição e entre outros.
Veja mais no Carro.Blog.Br
A reprogramação pode ser feita exclusivamente em veículos injetados, onde os parâmetros são controlados pelo módulo de injeção.
Nesse nicho, basicamente todos os veículos podem receber reprogramação sendo eles carros, motos, barcos, jet-ski, caminhões, maquinários agrícolas e etc.
Obs: O remap só pode ser feito nos veículos em que o computador possa ser acessado, receber alterações de software.
Quais os principais parâmetros alterados? Movidos a etanol e gasolina: – Pressão de turbo; – Injeção de combustível e; – Ponto de ignição.
Obs: esses são pontos principais, porém para um perfeito funcionamento do motor, todos os periféricos também sofrem alterações.
Movidos a diesel: – Pressão de turbina e; – Injeção de combustível.
Obs: Nos motores diesel, não é usado ponto de ignição como parâmetro pelo fato de não haver vela para gerar faísca, ele estoura por compressão.