Entenda o significado de remap automotivo

Popularmente conhecido como “remap”, a reprogramação da ECU (Engine control unit) de um veículo, tem como característica fazer alteração do software original no módulo de injeção (ECU), onde estão presentes todas as rotinas necessárias para o funcionamento de um motor, sendo elas: mistura de combustível, pressão de turbina em diversas situações, ponto de ignição e entre outros.
Publicado em Tecnologia dia 12/06/2021 por Alan Corrêa

Popularmente conhecido como “remap”, a reprogramação da ECU (Engine control unit) de um veículo, tem como característica fazer alteração do software original no módulo de injeção (ECU), onde estão presentes todas as rotinas necessárias para o funcionamento de um motor, sendo elas: mistura de combustível, pressão de turbina em diversas situações, ponto de ignição e entre outros.

Todas essas informações estão no formato de tabelas dentro de uma injeção original e, justamente, são alteradas com o objetivo do ganho de potência e torque no motor.

Em quais tipos de veículos é possível realizar?

 reprogramação consiste em alterar e optimizar os parâmetros de funcionamento do motor, nomeadamente a injecção de combustível e a pressão do turbo. É realizada alterando os mapas gravados na EPROM da ECU (Electronic Control Unit), de forma a obter maior performance, menores emissões poluentes ou redução de consumos.
reprogramação consiste em alterar e optimizar os parâmetros de funcionamento do motor, nomeadamente a injecção de combustível e a pressão do turbo. É realizada alterando os mapas gravados na EPROM da ECU (Electronic Control Unit), de forma a obter maior performance, menores emissões poluentes ou redução de consumos.

A reprogramação pode ser feita exclusivamente em veículos injetados, onde os parâmetros são controlados pelo módulo de injeção. Nesse nicho, basicamente todos os veículos podem receber reprogramação sendo eles carros, motos, barcos, jet-ski, caminhões, maquinários agrícolas e etc.

Obs: O remap só pode ser feito nos veículos em que o computador possa ser acessado, receber alterações de software.

Quais os principais parâmetros alterados?

Movidos a etanol e gasolina:

  • Pressão de turbo;
  • Injeção de combustível e;
  • Ponto de ignição.

Obs: esses são pontos principais, porém para um perfeito funcionamento do motor, todos os periféricos também sofrem alterações.

Movidos a diesel:

  • Pressão de turbina e;
  • Injeção de combustível.

Obs: Nos motores diesel, não é usado ponto de ignição como parâmetro pelo fato de não haver vela para gerar faísca, ele estoura por compressão.

Existe diferença entre mapas?

Existe diferenças entre mapas feitos em diferentes preparadores, com configurações próprias gerando ganhos de potência e torque diferentes. Além disso, existe diferença entre os popularmente conhecidos como “mapas de prateleira” e mapas personalizados. Geralmente, os de “prateleira”, são mapas prontos, desenvolvidos que são instaurados na ECU do carro, já nos mapas personalizados, é possível adequar o software ao momento de hardware do carro.

Quanto ganha de potência?

Nos sistemas de injecção electrónica actuais, não existem distribuidores ou carburadores. Agora, todo um sistema electrónico composto por sensores e actuadores é comandado pela ECU. A gestão do motor é guardado numa EPROM que serve de base de dados à ECU, contendo toda a informação sobre quantidade de combustível, avanço de ignição ou injecção e pressão do turbo para determinada temperatura do ar e do motor, consoante a posição do acelerador.
Nos sistemas de injecção electrónica actuais, não existem distribuidores ou carburadores. Agora, todo um sistema electrónico composto por sensores e actuadores é comandado pela ECU. A gestão do motor é guardado numa EPROM que serve de base de dados à ECU, contendo toda a informação sobre quantidade de combustível, avanço de ignição ou injecção e pressão do turbo para determinada temperatura do ar e do motor, consoante a posição do acelerador.

Assim como documentado, é relativo o ganho de potência, com variações entre mapas e preparadoras. Porém, ainda levando como parâmetro carros turbinados, em média com o remap o ganho é variável entre 20 – 30%. Nos motores movidos a etanol e gasolina, apesar do aumento expressivo de torque, os maiores ganhos são de potência, o contrário do caso dos motores a diesel das caminhonetes por exemplo, onde o ganho mais expressivo será de torque.

Obs: Vale ressaltar que a média dos ganhos variam entre os carros e os mapas, podendo ocorrer também, ganhos mais expressivos.

Adendos

Ao fazer a reprogramação vários parâmetros são alterados, como o tempo de abertura dos bicos injectores, o ponto de avanço da ignição e as pressões do turbo (de trabalho e de pico).
Ao fazer a reprogramação vários parâmetros são alterados, como o tempo de abertura dos bicos injectores, o ponto de avanço da ignição e as pressões do turbo (de trabalho e de pico).

Vale ressaltar também que essas reprogramações proporcionam a introdução de muitos no meio das preparações, não restringindo esse mundo apenas aqueles que como exemplo, turbinam e preparam carros “nascidos” com diferentes propostas, criando oportunidades para surgirem até mesmos novos entusiastas, que buscam saber sobre o assunto e modificar seus carros turbinados de fábrica, como foi evidenciado na nova era do famoso “downsizing”, onde leigos no assunto descobrem o potencial dos carros e o que pode ser extraído dos mesmos. Cabe ao interesse de cada um saber de sua necessidade e vontade, porém para quem busca maior desempenho, performance e principalmente diversão, o remap é um excelente início para uma jornada sem volta. Saiba fazer uso do seu veículo, aja com prudência.