Popularmente conhecido como “remap”, a reprogramação da ECU (Engine control unit) de um veículo, tem como característica fazer alteração do software original no módulo de injeção (ECU), onde estão presentes todas as rotinas necessárias para o funcionamento de um motor, sendo elas: mistura de combustível, pressão de turbina em diversas situações, ponto de ignição e entre outros.
Todas essas informações estão no formato de tabelas dentro de uma injeção original e, justamente, são alteradas com o objetivo do ganho de potência e torque no motor.
A reprogramação pode ser feita exclusivamente em veículos injetados, onde os parâmetros são controlados pelo módulo de injeção. Nesse nicho, basicamente todos os veículos podem receber reprogramação sendo eles carros, motos, barcos, jet-ski, caminhões, maquinários agrícolas e etc.
Obs: O remap só pode ser feito nos veículos em que o computador possa ser acessado, receber alterações de software.
Movidos a etanol e gasolina:
Obs: esses são pontos principais, porém para um perfeito funcionamento do motor, todos os periféricos também sofrem alterações.
Movidos a diesel:
Obs: Nos motores diesel, não é usado ponto de ignição como parâmetro pelo fato de não haver vela para gerar faísca, ele estoura por compressão.
Existe diferenças entre mapas feitos em diferentes preparadores, com configurações próprias gerando ganhos de potência e torque diferentes. Além disso, existe diferença entre os popularmente conhecidos como “mapas de prateleira” e mapas personalizados. Geralmente, os de “prateleira”, são mapas prontos, desenvolvidos que são instaurados na ECU do carro, já nos mapas personalizados, é possível adequar o software ao momento de hardware do carro.
Assim como documentado, é relativo o ganho de potência, com variações entre mapas e preparadoras. Porém, ainda levando como parâmetro carros turbinados, em média com o remap o ganho é variável entre 20 – 30%. Nos motores movidos a etanol e gasolina, apesar do aumento expressivo de torque, os maiores ganhos são de potência, o contrário do caso dos motores a diesel das caminhonetes por exemplo, onde o ganho mais expressivo será de torque.
Obs: Vale ressaltar que a média dos ganhos variam entre os carros e os mapas, podendo ocorrer também, ganhos mais expressivos.
Vale ressaltar também que essas reprogramações proporcionam a introdução de muitos no meio das preparações, não restringindo esse mundo apenas aqueles que como exemplo, turbinam e preparam carros “nascidos” com diferentes propostas, criando oportunidades para surgirem até mesmos novos entusiastas, que buscam saber sobre o assunto e modificar seus carros turbinados de fábrica, como foi evidenciado na nova era do famoso “downsizing”, onde leigos no assunto descobrem o potencial dos carros e o que pode ser extraído dos mesmos. Cabe ao interesse de cada um saber de sua necessidade e vontade, porém para quem busca maior desempenho, performance e principalmente diversão, o remap é um excelente início para uma jornada sem volta. Saiba fazer uso do seu veículo, aja com prudência.