XCMG lança no Brasil caminhões elétricos a partir de R$ 450 mil com foco no mercado automotivo

Fabricante chinesa XCMG apresenta três caminhões elétricos na Fenatran 2024: E3-10T, E7-18T e E7-80T, com preços entre R$ 450 mil e R$ 1,5 milhão. Modelos chegam para competir no mercado nacional e se posicionam como alternativa aos modelos da Volkswagen e JAC Motors. As vendas já começaram e os veículos estão disponíveis em 45 pontos de venda no Brasil.
Publicado por Alan Corrêa em Caminhões e Ônibus dia 9/11/2024

A fabricante chinesa XCMG lançou no Brasil três novos modelos de caminhões elétricos durante a Fenatran 2024. Com preços variando entre R$ 450 mil e R$ 1,5 milhão, os modelos E3-10T, E7-18T e E7-80T visam competir diretamente com alternativas oferecidas por Volkswagen e JAC Motors. Com isso, a XCMG busca consolidar sua presença no setor de transporte elétrico e expandir sua atuação no Brasil, onde já é conhecida por sua linha de equipamentos para construção.

Pontos Principais:

  • A XCMG lançou três caminhões elétricos no Brasil com preços de R$ 450 mil a R$ 1,5 milhão.
  • Os modelos disponíveis são o E3-10T, E7-18T e E7-80T, com autonomia entre 150 e 270 km.
  • Fabricante chinesa já possui 45 pontos de venda e assistência no Brasil.
  • Os caminhões são voltados para setores como transporte urbano e agronegócio.

Os três caminhões foram apresentados durante a feira e possuem especificações que visam atender diferentes segmentos de carga e transporte no país. O modelo E3-10T é a opção de entrada da marca, com Peso Bruto Total (PBT) de 10 toneladas, carga útil de 6.480 kg e potência de 270 cv, enquanto a sua autonomia de bateria é estimada em até 250 km. A recarga do E3-10T pode ser realizada com carregadores de tipo 2 e tomadas de corrente alternada (AC) de 11 kW e corrente contínua (DC).

A fabricante chinesa XCMG lançou três caminhões elétricos no Brasil com preços entre R$ 450 mil e R$ 1,5 milhão, visando competir com modelos de Volkswagen e JAC Motors no mercado nacional.
A fabricante chinesa XCMG lançou três caminhões elétricos no Brasil com preços entre R$ 450 mil e R$ 1,5 milhão, visando competir com modelos de Volkswagen e JAC Motors no mercado nacional.

No segmento intermediário, a XCMG lançou o modelo E7-18T, que oferece uma potência de 285 cv e autonomia de até 270 km. Esse modelo também conta com um sistema de recarga do tipo CCS2. No topo da linha, o modelo E7-80T é o mais potente, com 747 cv e torque de 2.800 Nm. A autonomia desse modelo é de aproximadamente 150 km, com uma bateria de 400 kWh.

A empresa destacou que os caminhões elétricos, no momento, são importados, mas no futuro a produção poderá ser realizada na unidade da XCMG em Pouso Alegre, Minas Gerais, onde já produz equipamentos da linha amarela, como escavadeiras e guindastes.

A XCMG já está presente no mercado brasileiro desde 2004, sendo reconhecida por oferecer tratores, empilhadeiras e outros equipamentos para setores como mineração e agronegócio. Os novos caminhões representam um movimento estratégico da marca para competir com as fabricantes Volkswagen e JAC Motors, que também estão investindo em caminhões elétricos para o mercado brasileiro.

Além das novidades da XCMG, o mercado de caminhões elétricos no Brasil também conta com alternativas como o VW Delivery e os modelos iEV1200T e E-JT9,5 da JAC Motors, que possuem características e capacidades semelhantes. O segmento de transporte pesado no país está em expansão e, com isso, cresce a procura por alternativas elétricas, especialmente em um momento de maior demanda por soluções sustentáveis.

A presença de mais opções no mercado de caminhões elétricos é vista como uma alternativa importante para o transporte urbano, especialmente nas regiões metropolitanas onde o controle de emissões é uma preocupação crescente. Embora esses caminhões estejam disponíveis em um número limitado de concessionárias, a tendência é que a rede de distribuição se expanda nos próximos anos.

Os modelos E3-10T, E7-18T e E7-80T foram apresentados na Fenatran 2024, com autonomias de 150 a 270 km. A marca já possui 45 pontos de venda e assistência no Brasil.
Os modelos E3-10T, E7-18T e E7-80T foram apresentados na Fenatran 2024, com autonomias de 150 a 270 km. A marca já possui 45 pontos de venda e assistência no Brasil.

A Fenatran 2024 foi uma vitrine importante para esses lançamentos, reforçando o avanço das tecnologias sustentáveis no setor automotivo. A feira permitiu que a XCMG apresentasse suas propostas para o mercado brasileiro, além de atrair potenciais clientes interessados em substituir caminhões a diesel por modelos elétricos, com menor impacto ambiental.

A expectativa da XCMG é aumentar sua participação no mercado de caminhões pesados e aproveitar a infraestrutura já existente, com 45 pontos de venda e assistência técnica espalhados pelo Brasil. A marca investe em um atendimento pós-venda robusto, essencial para garantir a confiança dos consumidores ao adquirir caminhões de alta tecnologia.

De acordo com a empresa, os três modelos lançados na Fenatran já estão disponíveis para compra, atendendo tanto o setor de transporte como o de agronegócio, que busca alternativas mais sustentáveis. A escolha pelo Brasil como um dos mercados para o lançamento da linha de caminhões elétricos é estratégica para a XCMG, especialmente pela crescente demanda no setor automotivo por veículos que reduzam a dependência de combustíveis fósseis.

A linha da XCMG abrange desde opções intermediárias até caminhões com maior capacidade e potência, atendendo setores como transporte urbano e agronegócio com foco em soluções sustentáveis.
A linha da XCMG abrange desde opções intermediárias até caminhões com maior capacidade e potência, atendendo setores como transporte urbano e agronegócio com foco em soluções sustentáveis.

Os lançamentos da XCMG ocorrem em um momento de transformação no mercado automotivo brasileiro, com mais fabricantes introduzindo opções de veículos elétricos e híbridos. A ampliação do portfólio de veículos elétricos, incluindo caminhões, representa uma mudança nas preferências de consumo e nas políticas de mobilidade adotadas em grandes centros urbanos.

Com as primeiras unidades já sendo distribuídas e uma rede de assistência técnica em operação, a XCMG almeja consolidar sua marca como uma opção competitiva para transportadores que buscam soluções inovadoras e com menor impacto ambiental. A adaptação da infraestrutura brasileira para veículos elétricos também será um ponto relevante para o sucesso desses modelos, à medida que os clientes e frotistas se tornam mais receptivos às novas tecnologias.

Fonte: XCMG, AutoEsporte e OTempo.