A Stellantis anunciou, em dezembro de 2024, que o Safety Center localizado no Polo Automotivo de Betim (MG) chegou à marca de mil crash tests realizados. Este é um dos mais avançados centros de testes de colisão do hemisfério sul e desempenha papel fundamental na certificação de segurança dos veículos produzidos pela empresa.
O Safety Center foi inaugurado em 2019, no Polo Automotivo Stellantis de Betim. Ele oferece 100% de autonomia tecnológica para a concepção, desenvolvimento e testes de veículos fabricados na América do Sul. O espaço, com 7.600 m² e uma pista de 130 metros, realiza testes de impacto frontais, laterais e traseiros, com capacidade de suportar veículos de até 4 toneladas. Esses testes atendem normas internacionais e certificações exigidas pelas agências reguladoras e independentes.
O presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, destacou o compromisso da empresa com a segurança e inovação. Segundo ele, os mil crash tests realizados refletem a dedicação da empresa em garantir a qualidade e o desempenho dos veículos para os consumidores da região.
Márcio Tonani, vice-presidente sênior dos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis na América do Sul, enfatizou que o centro realiza mais de 200 testes anuais, todos seguindo rigorosos padrões globais de segurança veicular. Ele apontou que os projetos são minuciosamente avaliados para atender as exigências normativas e não admitem margens de erro.
Os testes de colisão são realizados em duas etapas. Antes do impacto, ocorre uma preparação detalhada do veículo, que inclui a instalação de sensores, remoção de fluidos, medições e configuração de câmeras para registro do impacto. Após o teste, os dados coletados são analisados com rigor para garantir a precisão dos resultados e verificar a conformidade com as normas internacionais.
Desde sua criação, o Safety Center passou por avanços tecnológicos para elevar os padrões de segurança. Em 2023, foi inaugurado o Laboratório de Certificação de Dummies, criado pela equipe global da Stellantis no Brasil. O laboratório é responsável pela certificação dos bonecos utilizados nos testes, que possuem cerca de 50 sensores para simular o comportamento humano em diferentes tipos de colisão.
Além de testar as estruturas dos veículos, o centro avalia sistemas de retenção, como cintos de segurança e airbags. Com isso, ele abrange um amplo espectro de cenários, assegurando a eficiência dos dispositivos de segurança e a proteção dos ocupantes.
Fonte: Stellantis.