Uma das marcas mais conhecidas em todo o mundo, a alemã BMW está comemorando 25 anos desde sua chegada em território nacional.
Passando por diversas fases de desenvolvimento, desde a importação de veículos até a fábrica própria no Brasil, a história é o que não falta da marca por aqui!
A estadia da BMW no Brasil pelo visto ainda irá demorar muito para acabar. Com novos projetos sendo desenvolvidos por aqui e o número de vendas aumentando, a tendência é de que a marca cresça muito mais ainda!
A BMW foi fundada no ano de 1916, ainda fabricando motores de aviões durante a primeira guerra mundial. Anos depois, em 1923, a marca decidiu apostas nas motocicletas até que em 1929, finalmente, a BMW lançou seu primeiro automóvel: O BMW 3/15 PS.
Em 1995, depois de já se tornar uma marca extremamente consolidada no meio dos carros de luxo, a marca chegou ao Brasil trazendo alguns de seus modelos e, quatro anos depois, surgiu o BMW Grupo Financeiro, um banco de financiamento especial para veículos da marca.
Para expandir ainda mais os seus negócios, a marca trouxe a Mini para o Brasil em 2009 e em 2014 inaugurou sua própria fábrica em Araquari (Santa Catarina), desenvolvendo por lá o primeiro motor turbo flexível do mundo e o primeiro modelo autônomo a ser fabricado no Brasil.
Ainda por cima, em 2016 uma nova planta de motocicletas foi feita em Manaus, sendo a única planta fora da Alemanha e, mais recentemente, em 2018, foi criado um corredor elétrico entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Como parte de um bom veículo de luxo, a tecnologia dos BMW é imprescindível, fazendo assim com que os modelos da marca sejam recheados e extremamente conectados, ainda mais nesta fase que vivemos.
Os carros da BMW sempre foram conhecidos por trazerem inovações tecnológicas, e nesta nova geração não está sendo diferente! Com suas novas centrais multimídia, os veículos conseguem se atualizarem sozinhos por meio de Inteligência artificial presente nas centrais multimídias, ajustando assim funcionalidades do veículo e ajudando a indicar possíveis falhas mais graves.
Além disso, também vale ressaltar a função de abrir o carro por meio de um aplicativo, fazendo com que seu celular vire uma chave e também o novo modo de direção semiautônoma presente em alguns modelos, tendo início aqui no X3.
Também vale ressaltar a chegada dos novos modelos elétricos tanto da BMW quanto da Mini. Buscando aumentar o portfólio do grupo com modelos elétricos, modelos como o iX (SUV) e i4 (Sedan) são protótipos quentes da marca que tem tudo para saírem do papel nos próximos anos.
Indo além do âmbito automotivo, o grupo BMW também possui diversas ações sociais que visam demonstrar o quanto a marca está preocupada com o ambiente que os cerca, preservando o mesmo em todos os detalhes, desde ambientais até sociais.
O grupo possui duas fábricas no Brasil (Araquari e Manaus), sendo que ambas utilizam energia renovável para sua operação e ainda por cima usam programa de reuso de água nas atividades cujo tal ação seja possível. Os insumos utilizados que acabam sobrando são utilizados como matéria prima para reciclagem e, além disso, a fábrica localizada em Santa Catarina ainda implantou um programa de Monitoramento Ambiental, cuja ideia é proteger a fauna e a flora de uma área com mais de 100 mil metros quadrados.
Além disso, o grupo ainda realiza ações sociais como o programa “Sou Futuro BMW”, onde atividades educacionais, culturais e esportivas são oferecidas para crianças e adolescentes que moram na região de Araquari.
O grupo BMW tem uma perspectiva de futuro muito boa para os próximos anos, visando a implementação cada vez maior de veículos elétricos na rua e de itens para poderem ajudar a população a se acostumar com a eletrificação dos veículos, sendo eles tanto os carros quanto as motos elétricas, um lançamento que a marca pretende anunciar em breve.
Mas o mais importante é que, dentro desta ambição da eletrificação da marca e de fazer com que a marca se consolide ainda mais como uma das melhores fabricantes Premium do mundo, a BMW não esquece do Brasil e dos brasileiros. Com altos investimentos em veículos e em causas voltadas para a sociedade, o grupo demonstra que não está no Brasil apenas por estar, mas sim para construir uma história.