30 anos do Volkswagen Logus, fruto da Autolatina

A Volkswagen lançou o Logus em fevereiro de 1993, apresentando um design inovador e aerodinâmico que transmitia solidez e segurança. Com sua frente em forma de cunha e para-brisa inclinado, o Logus estabeleceu o estilo que a marca seguiria nos anos seguintes. A traseira do veículo, com grandes lanternas envolventes e a tampa do porta-malas que se abria desde o assoalho, apresentava um estilo hiqh-deck.
Publicado por Alan Corrêa em História dia 4/03/2023

A Volkswagen lançou o Logus em fevereiro de 1993, apresentando um design inovador e aerodinâmico que transmitia solidez e segurança. Com sua frente em forma de cunha e para-brisa inclinado, o Logus estabeleceu o estilo que a marca seguiria nos anos seguintes. A traseira do veículo, com grandes lanternas envolventes e a tampa do porta-malas que se abria desde o assoalho, apresentava um estilo hiqh-deck.

Para comemorar os trinta anos desde o lançamento do modelo, a Volkswagen relembra a história do Logus e mostra em detalhes a unidade exposta em sua Garagem II, localizada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo.

A VW lançou o modelo Logus em fevereiro de 1993 com um design que incluía uma frente em forma de cunha, para-brisa inclinado, formas aerodinâmicas e a traseira estilo hiqh-deck, com grandes lanternas e a tampa do porta-malas que se abria desde o assoalho.
A VW lançou o modelo Logus em fevereiro de 1993 com um design que incluía uma frente em forma de cunha, para-brisa inclinado, formas aerodinâmicas e a traseira estilo hiqh-deck, com grandes lanternas e a tampa do porta-malas que se abria desde o assoalho.

Para entender as origens do Logus, é necessário voltar ao dia 1º de julho de 1987, quando a Autolatina foi oficializada. A Autolatina foi uma união administrativa e fabril entre a Volkswagen e a Ford, que tinha como objetivo compartilhar tecnologias e reduzir custos em um momento de crise do mercado sul-americano. Na época, a Volkswagen era líder do mercado nacional e possuía 51% das ações.

O Logus definiu o estilo dos próximos anos da marca Volkswagen.
O Logus definiu o estilo dos próximos anos da marca Volkswagen.

Os primeiros carros frutos da joint venture foram produzidos na década seguinte, e em 1993 foi lançado o Logus, um sedã elegante de duas portas baseado na plataforma da quarta geração do Ford Escort, que também deu origem ao Pointer. O Logus foi um dos últimos modelos produzidos pela Autolatina, que foi oficialmente desfeita em 1º de janeiro de 1996.

Para comemorar os trinta anos do lançamento do modelo que se tornou um ícone do design nos anos 1990, a Volkswagen relembra a história do Logus e mostra em detalhes a unidade exposta em sua Garagem II, localizada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo.
Para comemorar os trinta anos do lançamento do modelo que se tornou um ícone do design nos anos 1990, a Volkswagen relembra a história do Logus e mostra em detalhes a unidade exposta em sua Garagem II, localizada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Apesar do curto tempo de vida, o Logus conquistou uma base fiel de fãs graças ao seu espaçoso interior, com um entre-eixos de 2,52 metros que garantia conforto para os passageiros de trás, e um porta-malas de 416 litros (que podia chegar a 688 litros com os encostos traseiros rebatidos) que acomodava as bagagens de uma família média. Com seus 4,28 metros de comprimento, o Logus possuía o tamanho ideal para um carro médio.

O Logus era oferecido em quatro configurações: CL 1.6, CL 1.8, GL 1.8 e GLS 1.8. Na versão mais completa da gama, o carro vinha equipado com alarme acionado na fechadura, vidros elétricos “one touch” com sistema antiesmagamento, toca-fitas digital com equalizador e ar-condicionado digital, itens que eram raros em modelos de categorias inferiores antes do lançamento do Logus.

Para entender a origem do Logus, é necessário voltar a 1º de julho de 1987, data da oficialização da Autolatina, uma união administrativa e fabril entre Volkswagen e Ford que tinha como objetivo compartilhar tecnologias e, assim, reduzir custos em um momento de crise do mercado sul-americano.
Para entender a origem do Logus, é necessário voltar a 1º de julho de 1987, data da oficialização da Autolatina, uma união administrativa e fabril entre Volkswagen e Ford que tinha como objetivo compartilhar tecnologias e, assim, reduzir custos em um momento de crise do mercado sul-americano.

A imprensa especializada da época ficou impressionada com a posição de dirigir e a ergonomia do Logus, com um painel de instrumentos completo e controles bem posicionados.

Quanto ao desempenho, o Logus possuía motores 1.6 de origem Ford e 1.8 AP, com 86 cv e 14,5 kgfm de torque. O carburador eletrônico dispensava o afogador, mantendo a marcha lenta sempre estável, enquanto o câmbio manual de cinco marchas tinha engates acionados por cabos, o que proporcionava maior precisão.

A VW, líder do mercado nacional na época, possuía a maioria das ações, com 51% do acordo. Os primeiros carros da joint venture foram produzidos na década seguinte, e em 1993 foi lançado o Logus, um elegante sedã de duas portas baseado na plataforma da quarta geração do Ford Escort, que também deu origem ao Pointer.
A VW, líder do mercado nacional na época, possuía a maioria das ações, com 51% do acordo. Os primeiros carros da joint venture foram produzidos na década seguinte, e em 1993 foi lançado o Logus, um elegante sedã de duas portas baseado na plataforma da quarta geração do Ford Escort, que também deu origem ao Pointer.

Em 1994, a linha ganhou uma nova versão, a GLS 2.0, com até 113 cv e CD player como opcional. Nesse mesmo ano, foi lançada a série especial Wolfsburg Edition, que se destacava pelo apelo esportivo e cores exclusivas em homenagem à sede da Volkswagen na Alemanha. Após a fabricação de 125.332 unidades, a produção do Logus foi encerrada em dezembro de 1996.

Estrela da Garagem VW

O Logus foi um dos últimos modelos produzidos pela Autolatina, que foi oficialmente desfeita em 1º de janeiro de 1996.
O Logus foi um dos últimos modelos produzidos pela Autolatina, que foi oficialmente desfeita em 1º de janeiro de 1996.

A unidade do Logus exposta na Garagem II da Volkswagen foi fabricada em 1995 e é da versão GL, com carroceria na cor Azul Riviera e interior com bancos de tecido Guaecá Cinza. O motor é o 1.8 AP e a unidade possui um pacote de opcionais que inclui iluminação interna temporizada, travamento elétrico das portas, vidros elétricos com sistema “one touch”, fechamento automático das portas e rodas de liga-leve. Este Logus foi usado como carro de testes pelo departamento de Engenharia da Volkswagen do Brasil e possui apenas 3 mil quilômetros rodados.

*Com informações da Volkswagen.