30 anos do Volkswagen Logus, fruto da Autolatina

A Volkswagen lançou o Logus em fevereiro de 1993, apresentando um design inovador e aerodinâmico que transmitia solidez e segurança. Com sua frente em forma de cunha e para-brisa inclinado, o Logus estabeleceu o estilo que a marca seguiria nos anos seguintes. A traseira do veículo, com grandes lanternas envolventes e a tampa do porta-malas que se abria desde o assoalho, apresentava um estilo hiqh-deck.
Publicado em História dia 4/03/2023 por Alan Corrêa

A Volkswagen lançou o Logus em fevereiro de 1993, apresentando um design inovador e aerodinâmico que transmitia solidez e segurança. Com sua frente em forma de cunha e para-brisa inclinado, o Logus estabeleceu o estilo que a marca seguiria nos anos seguintes. A traseira do veículo, com grandes lanternas envolventes e a tampa do porta-malas que se abria desde o assoalho, apresentava um estilo hiqh-deck.

Para comemorar os trinta anos desde o lançamento do modelo, a Volkswagen relembra a história do Logus e mostra em detalhes a unidade exposta em sua Garagem II, localizada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Para entender as origens do Logus, é necessário voltar ao dia 1º de julho de 1987, quando a Autolatina foi oficializada. A Autolatina foi uma união administrativa e fabril entre a Volkswagen e a Ford, que tinha como objetivo compartilhar tecnologias e reduzir custos em um momento de crise do mercado sul-americano. Na época, a Volkswagen era líder do mercado nacional e possuía 51% das ações.

Os primeiros carros frutos da joint venture foram produzidos na década seguinte, e em 1993 foi lançado o Logus, um sedã elegante de duas portas baseado na plataforma da quarta geração do Ford Escort, que também deu origem ao Pointer. O Logus foi um dos últimos modelos produzidos pela Autolatina, que foi oficialmente desfeita em 1º de janeiro de 1996.

Apesar do curto tempo de vida, o Logus conquistou uma base fiel de fãs graças ao seu espaçoso interior, com um entre-eixos de 2,52 metros que garantia conforto para os passageiros de trás, e um porta-malas de 416 litros (que podia chegar a 688 litros com os encostos traseiros rebatidos) que acomodava as bagagens de uma família média. Com seus 4,28 metros de comprimento, o Logus possuía o tamanho ideal para um carro médio.

O Logus era oferecido em quatro configurações: CL 1.6, CL 1.8, GL 1.8 e GLS 1.8. Na versão mais completa da gama, o carro vinha equipado com alarme acionado na fechadura, vidros elétricos “one touch” com sistema antiesmagamento, toca-fitas digital com equalizador e ar-condicionado digital, itens que eram raros em modelos de categorias inferiores antes do lançamento do Logus.

A imprensa especializada da época ficou impressionada com a posição de dirigir e a ergonomia do Logus, com um painel de instrumentos completo e controles bem posicionados.

Quanto ao desempenho, o Logus possuía motores 1.6 de origem Ford e 1.8 AP, com 86 cv e 14,5 kgfm de torque. O carburador eletrônico dispensava o afogador, mantendo a marcha lenta sempre estável, enquanto o câmbio manual de cinco marchas tinha engates acionados por cabos, o que proporcionava maior precisão.

Em 1994, a linha ganhou uma nova versão, a GLS 2.0, com até 113 cv e CD player como opcional. Nesse mesmo ano, foi lançada a série especial Wolfsburg Edition, que se destacava pelo apelo esportivo e cores exclusivas em homenagem à sede da Volkswagen na Alemanha. Após a fabricação de 125.332 unidades, a produção do Logus foi encerrada em dezembro de 1996.

Estrela da Garagem VW

A unidade do Logus exposta na Garagem II da Volkswagen foi fabricada em 1995 e é da versão GL, com carroceria na cor Azul Riviera e interior com bancos de tecido Guaecá Cinza. O motor é o 1.8 AP e a unidade possui um pacote de opcionais que inclui iluminação interna temporizada, travamento elétrico das portas, vidros elétricos com sistema “one touch”, fechamento automático das portas e rodas de liga-leve. Este Logus foi usado como carro de testes pelo departamento de Engenharia da Volkswagen do Brasil e possui apenas 3 mil quilômetros rodados.

*Com informações da Volkswagen.