O BMW M5 completa 40 anos de história em 2024, marcando quatro décadas de evolução e inovação. A trajetória do modelo é marcada por sucessivos aprimoramentos tecnológicos, mantendo-se relevante no segmento de sedãs esportivos.
O modelo combina características de alto desempenho, usabilidade diária e avanços tecnológicos. Desde sua criação em 1984, o M5 atravessou sete gerações e se destacou por sua potência e pela integração de tecnologias que atendem tanto a pista quanto o uso cotidiano.
Nos anos 1970, os veículos esportivos focavam exclusivamente em desempenho, enquanto os sedãs priorizavam conforto. Com o lançamento da linha Neue Klasse, a BMW mostrou ser possível equilibrar esses dois mundos.
O M535i, lançado em 1980, foi o precursor do M5, unindo esportividade e elegância em um sedã premium. Ele trouxe tecnologia derivada do automobilismo para um veículo de quatro portas, sendo o ponto de partida para o M5.
Em 1984, a BMW Motorsport GmbH lançou o M5 E28S, equipado com um motor de seis cilindros em linha de 286 cv. Derivado do motor utilizado no BMW M1, o modelo acelerava de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e alcançava uma velocidade máxima de 245 km/h.
O M5 E28S se destacou como o sedã de quatro portas mais rápido de sua época, mantendo as características de um veículo que podia ser utilizado tanto na pista quanto nas ruas.
A segunda geração do M5, lançada em 1988, aumentou a potência para 315 cv, com o motor de 3,6 litros. Em 1992, uma atualização ampliou a capacidade para 3,8 litros e a potência para 340 cv. Foi a primeira vez que o M5 foi oferecido na versão Touring.
A terceira geração, introduzida em 1998, trouxe o motor V8 de 400 cv, alcançando uma velocidade máxima de 250 km/h. Esse modelo manteve o M5 no topo do segmento de sedãs esportivos, com maior potência e desempenho.
A quarta geração, lançada em 2005, trouxe o motor V10 com 507 cv, baseado em tecnologias da Fórmula 1. Esse modelo acelerava de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e tinha uma velocidade máxima de 305 km/h com o pacote M Driver. Também foi introduzida a transmissão sequencial SMG de sete marchas.
Em 2011, o M5 passou a utilizar um motor V8 TwinPower Turbo, com 560 cv e torque de 680 Nm. Essa geração também trouxe a transmissão de dupla embreagem de sete marchas e o modelo Competition, que aumentou a potência para 575 cv. A versão especial 30 Jahre M5 chegou em 2014, com 600 cv.
A sexta geração, lançada em 2017, introduziu a tração integral M xDrive, associada ao motor V8 de 600 cv. Essa combinação permitiu que o M5 acelerasse de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. O modelo Competition aumentou a potência para 625 cv e a versão CS atingiu 635 cv.
Em 2024, o BMW M5 G90/G99 foi apresentado com um sistema de propulsão híbrido plug-in M HYBRID. Esse modelo oferece 727 cv de potência máxima e 1.000 Nm de torque, com um motor elétrico associado ao motor a combustão. O M5 Touring também retorna, complementando 40 anos de história.
Fonte: BMW.