45 anos do Polo Automotivo de Betim

Uma das capacidades que a fábrica tem, é de tirar a ideia do papel e passar para as tarefas práticas da realidade. Então, basicamente para se produzir um carro do zero, precisam ser realizadas sete fases de preparação.
Publicado por Alan Corrêa em História dia 11/08/2021

O polo automotivo de Betim da Fiat, chega a ser uma das maiores empresas de automóveis do mundo inteiro, com grande capacidade inclusive de desenvolver um carro do zero e seguir com os seus princípios e valores.

No dia 9 de julho deste ano, a Polo completou 45 anos de atividade, e mostra perspectivas grandes para o futuro, com novas gerações de veículos baseados no melhor da tecnologia.

A marca agora está investindo em áreas abrangentes da tecnologia e modernização, para fabricar os melhores equipamentos e veículos.

A história do Polo Automotivo de Betim

Produção do primeiro protótipo - montagem 1975
Produção do primeiro protótipo – montagem 1975

Tudo começou em julho de 1976, onde a empresa começou a se instalar fora da cidade, com o objetivo de revolucionar a economia e o perfil dessa cidade de Minas.

Com a chegada do polo, novas áreas começaram a ser exploradas, e com isso foi possível abranger e dar ainda mais foco às indústrias mineiras.

Montagem Final 1979
Montagem Final 1979

Com muitos desenvolvimentos, hoje a fábrica é um centro que acaba reunindo pelo menos 120 fornecedores, sendo uma das maiores do mundo, além disso, elas tiveram investimentos em sistemas denominada como “mineirização”, que é o Just In Time (JIT) e o Just In Sequence (JIS).

A fábrica impactou positivamente para as áreas de indústria em Minas Gerais, hoje ela é a maior da América Latina, tendo basicamente 2,2 milhões de metros quadrados de ocupação, e produz pelo menos 700 mil veículos comerciais e 1,3 milhões de motores ao ano.

Desenvolvendo um veículo do zero

Foto aérea do Polo Automotivo Fiat (2020)
Foto aérea do Polo Automotivo Fiat (2020)

Uma das capacidades que a fábrica tem, é de tirar a ideia do papel e passar para as tarefas práticas da realidade. Então, basicamente para se produzir um carro do zero, precisam ser realizadas sete fases de preparação.

A primeira fase é o conceito do veículo, e para isso existe um lugar próprio denominado como Hub Center, que é onde esses desenvolvimentos vão começar a acontecer e dar vida ao projeto, como definições de estratégias e parâmetros.

Agora é hora de colocar mais forma para esses conceitos já criados, e isso acontece no Design Center ou Tech Center. Todos os desenhos e definições vão começando a se materializar, combinando diversas imagens para criar algo já moderno e sofisticado.

Vamos falar da área de Development Center, que é um dos lugares que mais tem espaço para trabalhar, então ele vai juntar todos os conceitos materialistas e começar a introduzir na parte técnica e mecânica da coisa.

Agora vai começar a fase de análise de processos, então é onde entra a parte do Virtual Center que se encarrega dessas avaliações virtuais, e da parte de manufatura, que começa a engajar e desenvolver as ferramentas necessárias para a industrialização.

Ainda assim, pode ficar algum detalhe para trás, e o responsável por verificar isso é o. Component Center, que começa a avaliar item a item.

Depois passar por etapas de conceito, definições do produto e de estratégias, junção de detalhes e verificações dos processos e das etapas acima, começa a parte de testes do projeto, que acontece na parte de Safety Center.

Esses testes geralmente são feitos para entender como está a performance, conforto, desempenho e outras aquisições do veículo. Muitos deles ainda podem ser assistidos por alguns clientes.

um design funcional, um design italiano

Processo Produtivo Nova Strada - Foto: Leo Lara
Processo Produtivo Nova Strada – Foto: Leo Lara

Um dos conceitos que marca a consolidação do veículo, não é somente o design externo com junção de cores, disposição do capô, equipamentos e outros, mas sim da funcionalidade que ele vai trazer.

Portanto, além de se apresentar detalhadamente de modo moderno e sofisticado, ele também tem que ser funcional, deixando com que todos os seus componentes, cores e outras aquisições o tornem digníssimo de sua função.

Um dos seus queridinhos que chegou arrasando os corações dos fãs no Brasil, foi a Fiat Toro e a nova Strada, que veio superando gerações anteriores, apresentando um design elegante e totalmente funcional.

Uma produção cheia de paixões

Fábrica de Veículos
Fábrica de Veículos

Pierluigi Astorino, é o responsável por toda manufatura da fábrica e ele salienta pontos extremamente importantes em relação às fabricações dos veículos, e como os mesmos sempre conseguem se destacar nas multidões.

“Não é algo comum uma fábrica ter capacidade de lançar a cada ano um novo carro. Isto significa ser competitivo, significa sucesso de mercado”. Salienta Pierluigi.

Assim ele explica que, a fábrica não é apenas um lugar para fabricação, mas sim um lugar que envolve diversas paixões, que cada um que produz um pouco coloca amor e determinação naquilo que faz.

Portanto, ele salienta que, criar veículos para competitividade de mercado não é o objetivo da empresa, mas sim trabalhar com paixão, qualidade, performance, destaque e cuidado, para planejar aquele carro do ano.

Para que todas essas aquisições estejam presentes no produto, é preciso passar por todas as etapas que falamos acima, desde o conceito, até as definições, planejamento e testes.

Além disso, ele diz que depois de 45 anos de empresa, tudo o que era pra ser manual foi deixando de “existir”, priorizando a tecnologia e o modernismo do futuro, e aumentando a sua capacidade de produção.

Ideologia da relação com os clientes

Usinagem Transmissões - Foto: Leo Lara
Usinagem Transmissões – Foto: Leo Lara

Mais que uma empresa, é preciso que as relações entre os clientes sejam limpas e sem defeitos, com amor, com respeito e dignidade.

Geraldo Barro, que é responsável pela Customer Experience da Sallantis, e que atua diretamente no setor da qualidade dos veículos da Polo de Betim, explica que para você construir um veículo, não é apenas a parte material que se deve olhar ou prezar, mas sim as relações com os clientes que acompanham a sua jornada.

Pré-montagem cabeçote - Foto: Leo Lara
Pré-montagem cabeçote – Foto: Leo Lara

Portanto, demonstrar ao cliente a sua relação limpa, clara e com paixão, é onde você conquista o coração dos amantes da marca, e mostra que a experiência do consumidor é a qual vai contar para todo o seu sucesso e trabalho.

A Fiat é uma marca líder, onde diversos veículos já foram produzidos com detalhes e cuidados que sempre precisam ter, além de apresentarem grande sofisticação, funcionalidade e conforto para todos os seus clientes.