A cultura do Tuning

No Brasil, por um bom tempo a personalização dos veículos era limitada, tanto pela pequena variedade de acessórios e equipamentos disponíveis no mercado, quanto pela própria cultura.
Publicado em História dia 24/04/2021 por Alan Corrêa

Tuning refere-se a modificação do carro, na expressão inglesa traduzida como “afinação”, “optimização” ou “personalização”.

Teve início na França na década de 1910 quando a Ford lançou o modelo T. Na época era visto como carros de pessoas pobres que não tinham dinheiro para um grande carro e modificaram o carro para dizer que era alguma coisa. Mais tarde aparecerem os “hot roding”, na década de 40, logo após a segunda guerra mundial.

Hoje o car tuning já é associado a uma coisa luxuosa e rica. Teve maior impacto depois do lançamento do filme “Velozes e Furiosos”, que desencadeou essa tendência pelo mundo inteiro.

O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: rodas, pneus, suspensão, alterações no motor, interior, carroçaria, tubos de escape e áudio.

Tuning no Brasil

No Brasil, por um bom tempo a personalização dos veículos era limitada, tanto pela pequena variedade de acessórios e equipamentos disponíveis no mercado, quanto pela própria cultura.

Mas com o grande interesse dos jovens, o tuning começou a fazer parte da cultura brasileira. Com a atração das pessoas crescendo, os acessos aos acessórios começaram aumentar no Brasil, chegando até baratear o custo das peças.

Com isso, até as revistas especializadas no assunto, que antes eram apenas importadas, também começaram a estar mais presentes no Brasil. Atualmente existem inúmeras lojas, físicas e online, especializadas no assunto, que vão desde o setor de autopeças e acessórios até o setor de serviços.

As principais características do tuning brasileiro ficam por conta das alterações mecânicas para elevar a potência do motor, o bodykits largos, a pintura e os desenhos tribais.

Há quem gaste um valor acima do próprio preço do carro com peças e acessórios, como pára-choques, asas, saias, neon, sistemas de NO² (óxido nitroso) o famoso “Nitro”, etc. Todos estes componentes contribuem para tornar o carro algo exclusivo e único, que mostre a personalidade do dono.

Tuning é mais do que beleza

Mas o tuning vai além de só deixar o carro visualmente mais bonito, as características principais incluem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais potente, não desprezando a segurança e o comportamento do carro. Isso porque, essas alterações são o foco na competição e eventos, onde os carrões modificados eram expostos e os melhores ganhavam um troféu. O que contribui significativamente para a disseminação do Tuning em nível mundial. Tendo os campeonatos de Super Turismo Europeu e Stock Car, como os mais famosos.

Hoje em dia, principalmente nos Estados Unidos da América, Inglaterra, em França e no Japão é onde há mais tunings.