A Ford pegou uma F-100 1978 e transformou em uma picape elétrica

Dá pra juntar o melhor de dois mundos? A Ford diz que sim quando resolveu montar uma picape F-100 1978 com motor elétrico.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 17/06/2022

Dá pra juntar o melhor de dois mundos? A Ford diz que sim quando resolveu montar uma picape F-100 1978 com motor elétrico.

Ainda tem muita gente resistente aos carros elétricos, mas eles são o futuro do mercado automotivo e isso é inegável, por isso a ideia da Ford de pegar um clássico e atualizar seu motor é tão legal

Picape Ford F-100 1978 com motor elétrico

A picape-conceito foi criada pela Ford Performance para apresentar seu primeiro motor elétrico de “prateleira”, o Eluminator
A picape-conceito foi criada pela Ford Performance para apresentar seu primeiro motor elétrico de “prateleira”, o Eluminator

A Ford Performance Parts, tradicional fornecedora de peças e acessórios para personalização de veículos nos Estados Unidos, entrou na era da eletrificação. Lançou seu primeiro motor elétrico de “prateleira”, o Eluminator, no final do ano passado e viu o primeiro lote se esgotar rapidamente. Os interessados em adquirir o novo propulsor, que pode ser usado na eletrificação de carros antigos, picapes, SUVs e custa US$3.900 no varejo, agora terão de entrar na fila de espera.

Para mostrar a versatilidade do motor Eluminator, que tem potência de 285 cv e torque de 44 kgfm, a marca criou uma picape-conceito, a F-100 Eluminator. O modelo, baseado numa F-100 1978, é equipado com tração integral e dois motores elétricos, somando 486 cv e torque de 88 kgfm – mesmos números do Mach-E GT Performance Edition 2021, que usa motorização similar.

Montado sobre uma F-100 1978, o modelo tem dois motores que geram uma potência combinada de 486 cv
Montado sobre uma F-100 1978, o modelo tem dois motores que geram uma potência combinada de 486 cv

Externamente, a picape retrô exibe rodas de alumínio de 19 polegadas, pneus de alta performance 275/45R19 e pintura exclusiva na cor cinza com detalhes cobreados. O interior combina peças de época, como vidros de acionamento manual, e elementos modernos do Mach-E, incluindo a gigantesca tela multimídia. O capô, no lugar do motor, traz um espaçoso porta-malas.

O plano da marca é aumentar o portfólio de peças e acessórios para a customização de veículos elétricos
O plano da marca é aumentar o portfólio de peças e acessórios para a customização de veículos elétricos

O plano da Ford Performance é ampliar o portfólio de peças e acessórios para personalização de veículos elétricos, incluindo sistemas de bateria, controladores e inversores de tração, com soluções completas para o segmento. A customização de veículos é um mercado que movimenta cerca de US$50 bilhões por ano globalmente.

“O fato é que o desempenho dos carros elétricos é divertido e conforme a indústria avançar na eletrificação, o automobilismo e o mercado pós-vendas também vão”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance. “Assim como a Ford está comprometida em liderar a revolução elétrica na parte de produto, a Ford Performance também quer vencer na área de veículos de performance e de competição.”

*Com informações da Ford.