O Volkswagen Gol City 1.0 2010 é um hatch compacto com motor 1.0 de até 71 cv, transmissão manual e foco em economia. Consome até 14,2 km/l (gasolina), tem 285 litros no porta-malas e custa em média R$ 21.804. Oferece itens básicos, opcionais limitados e manutenção acessível, ideal para uso urbano.
O Volkswagen Gol City 1.0 2010 é uma escolha popular para quem busca um carro usado confiável e econômico. No entanto, é fundamental avaliar o estado geral do veículo antes de fechar negócio. Comece pela parte mecânica: peça um teste de direção e observe o funcionamento do motor, que deve ser estável e sem ruídos incomuns. Verifique também a embreagem, já que um pedal muito duro pode indicar desgaste. Além disso, solicite o histórico de manutenção para saber se as revisões foram feitas regularmente.
Pontos Principais:
- Motor EA111 1.0 8V com potência de até 71 cv (álcool) e 68 cv (gasolina).
- Desempenho moderado, alcançando velocidade máxima de 168 km/h.
- Consumo urbano de 7,5 km/l (álcool) e rodoviário de até 14,2 km/l (gasolina).
- Configuração de segurança e conforto com itens básicos e opcionais limitados.
Na parte estrutural, fique atento à lataria, verificando sinais de ferrugem ou reparos mal feitos, especialmente nas áreas próximas às portas, porta-malas e para-lamas, comuns em carros dessa idade. Observe também o interior, procurando desgastes excessivos nos bancos, painel e revestimentos, que podem indicar mau uso ou quilometragem adulterada. O Gol 2010 é conhecido por sua durabilidade, mas uma inspeção profissional é essencial para evitar surpresas, como problemas no sistema de suspensão ou freios, que podem exigir reparos caros.
Os pontos positivos do Gol City 1.0 incluem o baixo custo de manutenção, boa revenda e economia de combustível, ideais para quem busca praticidade no dia a dia. No entanto, é importante considerar que o desempenho do motor 1.0 é limitado, especialmente com o carro carregado. Se priorizar a avaliação cuidadosa e negociar um preço justo, o Gol City pode ser uma excelente opção de compra no mercado de usados.
Desempenho, motor e potência
O Volkswagen Gol City 1.0 2010 é um hatch compacto voltado para economia e funcionalidade. Equipado com motor 1.0 e potência máxima de 71 cv, é ideal para deslocamentos urbanos básicos.
O veículo apresenta um motor dianteiro com aspiração natural, disposição longitudinal e alimentação por injeção multiponto. Esse motor conta com 4 cilindros em linha, um comando de válvulas único no cabeçote e tuchos hidráulicos. Cada cilindrada possui 250 cm³, com acionamento por correia dentada e duas válvulas por cilindro.
O diâmetro do cilindro é de 67,1 mm, enquanto o curso do pistão alcança 70,6 mm. A razão de compressão é de 10,8:1, gerando uma potência máxima de 71 cv no álcool e 68 cv na gasolina, atingida a 5750 rpm. O torque máximo é de 9,7 kgfm no álcool e 9,4 kgfm na gasolina, disponíveis a 4250 rpm. A relação peso/potência é de 12,35 kg/cv, enquanto o torque específico é de 9,7 kgfm/litro.
A tração é dianteira, e o câmbio é manual de 5 marchas, acoplado a uma embreagem monodisco a seco. A plataforma utilizada é a ab9. Quanto ao desempenho, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge uma velocidade máxima de 168 km/h.
Consumo e autonomia
O consumo do Gol City é de até 7,5 km/l (álcool) na cidade e 14,2 km/l (gasolina) em rodovias. O tanque de 51 litros garante autonomia suficiente para viagens curtas.
O consumo urbano é de 7,5 km/l com álcool e 9,8 km/l com gasolina. Já em rodovias, os números sobem para 10,9 km/l com álcool e 14,2 km/l com gasolina. A autonomia é de 383 km na cidade e 556 km na estrada com álcool, enquanto com gasolina os valores aumentam para 500 km e 724 km, respectivamente.
Interior
Itens de série incluem banco do motorista com ajuste de altura e banco traseiro rebatível. Opcionais como ar-condicionado e travamento central tornam o conforto limitado.
O interior oferece espaço para 5 ocupantes, com bancos ajustáveis e um porta-malas de 285 litros. A carga útil é de 440 kg, tornando-o adequado para pequenos deslocamentos e transporte de itens do dia a dia. O banco traseiro rebatível contribui para ampliar a versatilidade do espaço interno.
Medidas
O modelo tem dimensões compactas: 3931 mm de comprimento, 1651 mm de largura e 285 litros no porta-malas. O peso reduzido de 877 kg facilita o uso em espaços urbanos.
O modelo possui suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com mola helicoidal como elemento elástico. Na traseira, há um eixo de torção também com mola helicoidal. O sistema de freios utiliza discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
Com um peso de 877 kg, o veículo apresenta as seguintes dimensões: comprimento de 3931 mm, largura de 1651 mm, altura de 1414 mm e distância entre-eixos de 2468 mm. Os pneus utilizados são 175/70 r13 tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe de mesmo tamanho. O diâmetro de giro é de 10,7 metros, e a direção não possui assistência.
Quanto vale um Gol G4 2010 flex?
- Gol City (Trend) 1.0 Mi Total Flex 8v 2p – Preço aproximado: R$ 21 mil
- Gol City (Trend)/Titan 1.0 T. Flex 8v 4p – Preço aproximado: R$ 22 mil
- Gol (novo) 1.0 Mi Total Flex 8v 4p – Preço aproximado: R$ 23 mil
- Gol (novo) 1.6 Mi Total Flex 8v 4p – Preço aproximado: R$ 25 mil
Ficha Técnica do Volkswagen Gol City 1.0 2010
Com proposta econômica, o Gol City 2010 atende quem valoriza simplicidade. Segurança básica, desempenho moderado e itens opcionais limitados são destaques dessa geração compacta.
Geral
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Configuração: Hatchback
- Porte: Compacto
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 4
- Plataforma: AB9
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Disposição: Longitudinal
- Alimentação: Injeção multiponto
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Tuchos: Hidráulicos
- Cilindrada unitária: 250 cm³
- Acionamento do comando: Correia dentada
- Válvulas por cilindro: 2
- Diâmetro do cilindro: 67,1 mm
- Curso do pistão: 70,6 mm
- Razão de compressão: 10,8:1
- Potência máxima: 71 cv (A) / 68 cv (G) a 5750 rpm
- Torque máximo: 9,7 kgfm (A) / 9,4 kgfm (G) a 4250 rpm
- Peso/potência: 12,35 kg/cv
- Torque específico: 9,7 kgfm/litro
- Peso/torque: 90,4 kg/kgfm
- Potência específica: 71,1 cv/litro
- Viscosidade do óleo: 5W-40
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Não assistida
- Diâmetro de giro: 10,7 m
Pneus
- Dianteiros: 175/70 R13
- Altura do flanco dianteiro: 123 mm
- Traseiros: 175/70 R13
- Altura do flanco traseiro: 123 mm
- Estepe: 175/70 R13
Dimensões
- Comprimento: 3931 mm
- Largura: 1651 mm
- Altura: 1414 mm
- Distância entre-eixos: 2468 mm
- Peso: 877 kg
- Carga útil: 440 kg
- Porta-malas: 285 litros
- Tanque de combustível: 51 litros
Desempenho
- Velocidade máxima: 168 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 13 s
Consumo
- Urbano: 7,5 km/l (A) / 9,8 km/l (G)
- Rodoviário: 10,9 km/l (A) / 14,2 km/l (G)
Autonomia
- Urbana: 383 km (A) / 500 km (G)
- Rodoviária: 556 km (A) / 724 km (G)
Equipamentos do Volkswagen Gol City 1.0 2010
Os equipamentos incluem limpador traseiro (opcional), desembaçador traseiro (opcional), ar-condicionado (opcional) e banco traseiro rebatível, entre outros itens.
Segurança
- Limpador e lavador do vidro traseiro (opcional)
- Travamento central das portas (opcional)
- Desembaçador do vidro traseiro (opcional)
Conforto
- Ar-condicionado (opcional)
- Zonas de ar-condicionado: 1
- Ar quente (opcional)
- Direção assistida (opcional)
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Controle elétrico dos vidros dianteiros (opcional)
- Ajuste elétrico dos retrovisores (opcional)
- Banco traseiro rebatível
Entretenimento
- Conta-giros (opcional)
- Termômetro do líquido de arrefecimento
Fonte: Wikipedia, iCarros e MobiAuto.