Por mais que hoje não estejam em seus melhores dias, os sedans sempre foram os queridinhos do mercado. Com bom desempenho, porta-malas grande e confortável, os sedans sempre foram a escolha principal do público até a chegada da onda de SUVS.
E quando falamos de sedans, é imprescindível falar do Honda Civic, o eterno rival do Corolla no topo de vendas não só no Brasil como também no mundo inteiro.
O modelo começou a ser vendido por aqui em 1992, e de lá pra cá as coisas mudaram bastante, exceto uma coisa: O sucesso do sedan da Honda!
Para lembrarmos das quatro gerações que foram fabricadas por aqui, temos que voltar para 1997, quando o primeiro Civic foi fabricado no Brasil. Em sua época, o Civic de sexta geração foi um veículo inovador para sua época e detentor de equipamentos diferenciados.
O Civic tinha a ideia de trazer versões bem completas e sem opcionais, sendo elas LXB, LX e EX (manual) e LX e EX (câmbio automático). O Civic oferecia para seus clientes tecnologias como suspensão independente, barras de proteção contra impactos laterais nas portas, moderno motor com bloco e cabeçote em alumínio assim como outros itens de série, como direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos nas quatro portas, abertura de porta-malas e tanque por dentro do veículo, itens que até então eram pouco vistos em carros desta categoria.
Nas versões EX, o Civic oferecia tecnologias de segurança como freios ABS e airbag duplo. No ano de 1999, o modelo recebeu um facelift e mais equipamentos de segurança e acabamento, antecedendo a nova geração que estava por vir
Foi então que, em dezembro de 2000, foi lançada a sétima geração do Honda Civic no Brasil, já como modelo 2001 nas mesmas versões que a geração anterior. Com a nova geração do modelo, alguns itens foram adicionados como o assoalho plano para os ocupantes dos bancos traseiros e um design moderno e completamente reformulado.
Tendo um espaço maior, os novos motores do Civic eram ambos 1.7 com 115 ou 130 cv de potência. As versões de entrada passaram a incorporar mais itens de série, como os airbags duplos a partir da versão LX.
O resultado para a sétima geração do Civic não poderia ser diferente: O modelo fechou o ano de 2001 como líder de vendas no segmento, superando o Corolla, com 21.402 unidades comercializadas. Alguns anos depois, em 2003, a Honda comemorou a produção do Civic nacional de número 100.000 e um ano
Mas foi então que, em abril de 2006, com a Toyota liderando o segmento de sedans médios, a Honda decidiu ousar e lançar um Civic com um design completamente atemporal, com linhas extremamente ousadas e esportivas e com um interior futurista. Resumindo, o Civic estava tão irreconhecível que foi batizado de New Civic!
Contando com motor 1.8 nas versões LXS, LXL e EXS, o Civic de oitava geração ficou conhecido a geração mais adorada do modelo muito por conta de suas belíssimas linhas e interior que chamam atenção até os dias atuais.
Mas as novidades do Civic de oitava geração iam além das versões normais. Em 2007, foi apresentado o Civic Si, uma versão esportiva com motor 2.0 i-VTEC de 192 cv e câmbio manual de cinco velocidades. o Si vinha com um novo painel com iluminação vermelha e shift light integrado e bancos esportivos com costura vermelha. Em seu primeiro ano de vendas no Brasil, o modelo teve quase duas mil unidades comercializadas (1.935 veículos). Até os dias atuais, o Civic Si de oitava geração é o preferido para aqueles que procuram um Civic com a alcunha Si, estando a frente inclusive dos modelos mais novos.
A nona geração do Civic não foi tão brilhante quanto a anterior, mas fez muito bem seu papel e manteve o Civic como pleno competidor do Corolla na briga pelo topo de vendas da categoria. Sendo anunciada em 2012, o modelo adotou linhas mais sóbrias e novas tecnologias embarcadas como conexões USB e Bluetooth, direção elétrica e o botão ECON de economia de combustível.
Com as versões LXS, LXL (que mais tarde viria ser chamada de LXR) e EXS, o Civic g9 vinha com um motor 1.8 com câmbio manual ou automático e, a partir de 2014, a partir da versão LXR, o motor passava a ser um 2.0.
O Civic de nona geração entregava um bom desempenho, muito conforto e linhas bem-comportadas, mas isso não foi o suficiente para desbancar o Corolla.
Bem, deu para perceber que o Honda Civic e linhas esportivas e futuristas são uma combinação muito boa, certo? Então por que não tentar novamente uma geração com esse estilo? Foi pensando assim que a Honda apresentou em agosto de 2016 a décima (e atual) geração do Honda Civic. Suas linhas encantaram logo de primeira, com toques de modernidade e esportividade que juntamente às lanternas traseiras em formato de bumerangue chamaram muito a atenção.
Seu interior não ficou tão revolucionário quanto a mudança da sétima para a oitava geração, mas a mudança nos detalhes de acabamento e modernidade eram nítidas. Com as versões Sport, EX, EXL e Touring (com a versão básica LX chegando um pouco depois), o Civic conta com motores 2.0 e o novíssimo 1.5 turbo exclusivo da versão Touring. O sucesso do veículo foi imediato e, mesmo com o preço mais elevado, chegou novamente à liderança do segmento, onde disputa até hoje com a nova geração do Corolla.
Em 2021 deve ser apresentado oficialmente ao mundo a 11ª geração do Honda Civic.
A nova cara do Civic apresenta um visual limpo e sofisticado, enfatizando uma estatura baixa e ampla com fortes elementos horizontais, incluindo compensar a grade vertical abaixo dos faróis.
Fonte: Wikipedia.