Aprenda como limpar banco de couro

Muita gente sonha em ter banco de couro no seu carro, mas o sonho pode se transformar em pesadelo se você não souber como cuidar e limpar corretamente, com produtos adequados e eficientes.

Dicas
1 mês atrás
Aprenda como limpar banco de couro

Agora, vamos dar algumas dicas de como você pode fazer, na sua casa mesmo, para manter o couro limpo e bem tratado. Não é difícil e não é caro, mas seguir algumas dicas simples e tirar um pouco do seu tempo para essa tarefa.

Porque limpar os assentos do carro em casa?

Limpar ou lavar o estofamento do assento do carro é um serviço menos comum do que a lavagem simples do veículo, e por isso mesmo tem um custo mais elevado, variando entre R$ 200 e R$ 400 os mais honestos, mas em alguns lugares esses valores são ainda maiores.

Por isso, muita gente prefere fazer a higienização por conta própria. Além de ser muito mais barato fazer em casa, não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Com um pouco de tempo e paciência é possível fazer um trabalho tão bom quanto num serviço especializado.

Aprenda como limpar banco de couro
Aprenda como limpar banco de couro

Quais os produtos e materiais mais indicados?

Os “ingredientes” de uma “receita” caseira, simples e barata, podem ser rapidamente reunidos:

  • ½ litro de água
  • ¼ de xícara de álcool
  • 1 colher de sopa de bicarbonato
  • 1 colher de sopa de amaciante
  • 1 colher de vinagre

A função do álcool e do vinagre são de acelerar a secagem natural do estofado, sem necessidade de usar secador por um longo período e sem que o carro fique inutilizável por muito tempo.

O bicarbonato é o agente que consegue tirar aquelas sujeiras mais profundas ou mais impregnadas, que estão ali tanto tempo que o sabão já não consegue mais remover. O amaciante, por sua vez, ajuda a eliminar o odor forte desses outros produtos da composição, deixando o carro com cheiro de “novo”.

Aprenda como limpar banco de couro
Aprenda como limpar banco de couro

Como aplicar esses produtos?

Ter as ferramentas certas é indispensável para realizar de forma eficiente qualquer trabalho. No caso da limpeza do couro do seu carro não seria diferente. A grande vantagem é que a maior parte das pessoas tem tudo isso em casa e nem sabe que serve para essa finalidade.

Uma dessas “ferramentas” é o pano eletrostático, um meio eficiente e barato para remover os fios de cabelo ou pêlo de animais que possam estar espalhados pelo assento, especialmente no encosto do banco. Sua capacidade magnética atrai os pêlos e cabelos, deixando sua remoção muito mais fácil e ágil.

Se você não tem o pano eletrostático, pode utilizar também o aspirador de pó. De certa forma, o aspirador é até melhor, pois além de ser utilizado para remover a sujeira dos assentos, também pode fazê-lo em outras partes do carro, como o carpete do assoalho e o porta-malas.

Aprenda como limpar banco de couro
Aprenda como limpar banco de couro

Hidratação dos bancos de couro

Depois que todo esse procedimento for realizado, algo indispensável ainda deve ser feito no caso dos assentos revestidos de couro: a hidratação. Aqui não tem jeito, é preciso comprar produto específico, nenhum outro produto “caseiro” vai substituir um bom hidratante de couro.

Mas calma, essa hidratação não precisa ser feita com tanta frequência. Com uma periodicidade de 6 meses já é suficiente para manter saudável o couro do assento do seu veículo. Contudo, quanto mais vezes fizer, mais longa será a vida útil do couro. Então, se for possível, faça essa hidratação depois de cada limpeza.

Posso usar cera ou silicone no couro?

A resposta simples é: não! Esses produtos não são próprios para esse trabalho e não apresentarão um bom resultado, nem de curto nem de longo prazo. A cera não vai hidratar o couro, mas apenas deixá-lo mais escorregadio, e até eventualmente poderá ressecá-lo. O mesmo acontece com o silicone.

Posso usar hidratante corporal no couro?

A resposta também é não. Esse tipo de produto são para uso muito específicos, e não devem ser utilizados para outra finalidade. Então, compre apenas produto para couro e de boa procedência. Lembre-se que, em geral, o barato sai caro. Compre o produto certo!

Aprenda como limpar banco de couro
Aprenda como limpar banco de couro

Dicas importantes

Algumas dicas importantes podem te ajudar na manutenção preventiva dos assentos do carro, e uma dessas dicas é a “limpeza diária”. Isso é mais aplicável para quem costuma comer, beber ou fumar dentro do veículo. Se todos os dias fizer uma limpeza rápida, dificilmente terá problema com sujeiras “crônicas” com o passar do tempo.

Se deixou cair alguma comida e não pôde limpar naquele momento, ao final do dia faça a limpeza. Quanto mais tempo deixar, mais difícil e demorado será limpar. Se a sujeira já secou, utilize uma pedra de gelo e aplique sobre o local. A umidade e a temperatura ajudarão a sujeira desgrudar.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?